Pfizer quer liberar vacina para criança de 5 anos no Brasil
A farmacêutica anunciou que vai pedir à Anvisa autorização para uso emergencial da vacina em crianças a partir de 5 anos
28/10/2021A farmacêutica Pfizer anunciou que entrará com um pedido de autorização na Anvisa para que sua vacina contra a covid-19 seja liberada para a crianças a partir de 5 anos, em caráter emergencial.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 27, um dia após o comitê consultivo independente da agência reguladora norte-americana (FDA, sigla em inglês) recomendar o uso da vacina produzida pela farmacêutica nesta para a mesma faixa etária.
A vacina da Pfizer é aplicada atualmente no Brasil em adolescentes a partir dos 12 anos. O imunizante é também recomendado para completar a vacina de grávidas ou mães recentes que receberam a primeira dose da AstraZeneca, antes de ela ser vetada para este grupo.
Pfizer deve encaminhar pedido à Anvisa no mês que vem
De acordo com o planejamento do Ministério da Saúde, crianças com idades entre 5 e 11 anos passarão a receber a imunização contra a covid no ano que vem. Para isso, é preciso que a Anvisa aprove o uso de vacinas para esta faixa etária. Para esse público, a previsão é de 70 milhões de doses.
Ainda não há pedidos de liberação de vacinas para crianças na Anvisa. O Instituto Butantan pediu a autorização da aplicação da Coronavac em crianças e adolescentes de 3 a 17, mas a agência reguladora brasileira negou a liberação. O processo foi encerrado em agosto.
“A submissão do pedido junto à ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a aprovação do uso da vacina ComiRNAty, da Pfizer/Biontech, para crianças entre 5 e 11 anos deve ocorrer ao longo do mês de novembro de 2021”, disse a Pfizer em nota.