PIB dos Estados Unidos cai 1,6% no primeiro trimestre
Número revisado veio em linha com a expectativa do mercado e reforça os temores de que o país entre em recessão
29/06/2022O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos recuou 1,6% no primeiro trimestre deste ano em base anual. A expectativa do mercado era de contração de 1,5%.
O resultado também ficou quase em linha com a retração registrada nos últimos três meses de 2021, de -1,5%.
Saiba mais
- Bolsas mundiais caem com indícios de desaceleração nos EUA
- Como investir no mercado dos EUA em um ambiente de incertezas
- Invista com segurança e baixo valor de aplicação
O dado revisado do PIB em terceira leitura foi divulgado nesta quarta-feira, 29, Bureau de Análises Econômicas (BEA, na sigla em inglês) do país.
“A atualização reflete principalmente uma revisão para baixo nas despesas de consumo pessoal (PCE) que foi parcialmente compensada por uma revisão para cima no investimento em estoque privado”, explicou o BEA em seu comunicado à imprensa.
Por volta de 10h06, o dólar comercial operava em queda de 0,98%, cotado a R$ 5,21.
A queda do PIB dos Estados Unidos em linha com a expectativa se une a outros indícios de que o país pode entrar em recessão (dois trimestres consecutivos de queda no Produto Interno Bruto).
Na terça-feira, 28, o governo americano divulgou dados fracos sobre a confiança do consumidor, que recuou para o menor patamar desde fevereiro de 2021 (98,7).
Além disso, falas recentes de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) têm dado mais força às apostas do mercado de que a autoridade monetária continuará com uma postura firme em relação à subida dos juros.
Há duas semanas, o Fed promoveu um aumento de 0,75 ponto percentual no intervalo da taxa de juros, o maior desde 1994. A medida veio para tentar conter a mais alta da inflação em 40 anos no país.