PIB dos Estados Unidos tem maior queda desde a 2ª Guerra
Retração no ano da pandemia foi de 3,5%, mas no quarto trimestre o índice anualizado ficou em 4%, em sinal de recuperação
28/01/2021O Departamento do Comércio dos Estados Unidos informou que o Produto Interno Bruto (PIB) registrou queda de 3,5% no ano de 2020.
Em 2019 o país cresceu 2,2%, e no ano anterior, 3%.
O resultado é o pior desde a Segunda Guerra (1939-1945), lembra a imprensa norte-americana, diante dos estragos causados pela pandemia da covid-19 à atividade no país e no mundo, com grandes perdas no mercado de trabalho e aumento na desigualdade.
Taxa anualizada de 4% na virada do ano
O PIB americano cresceu à taxa anualizada de 4% no quarto trimestre de 2020, de acordo com a primeira leitura do indicador do Departamento do Comércio do país.
Apenas os gastos com consumo, que respondem por cerca de 70% do PIB americano, aumentaram 2,5% no último trimestre do ano passado.
No terceiro trimestre, o PIB dos EUA havia saltado 33,4%, depois de sofrer um tombo de 31,4% no trimestre anterior em meio aos efeitos da pandemia do novo coronavírus.
O Departamento do Comércio informou que o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) subiu à taxa anualizada de 1,5% no quarto trimestre.
Já o núcleo do PCE, que desconsidera preços de alimentos e energia, avançou 1,4% no mesmo intervalo. Uma segunda estimativa dos dados de PIB e PCE do quarto trimestre serão divulgados em 25 de fevereiro. (AE)