close

PIB dos Estados Unidos cresce abaixo do esperado no trimestre

Crescimento anualizado de 2,7% no quarto trimestre, abaixo do esperado, animou as bolsas ao indicar menor necessidade de aperto de juros

Vista de NY

Em todo o ano de 2022, o crescimento real do PIB dos Estados Unidos foi de 2,1% em comparação a 2021 | Foto: Getty Images

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu ao ritmo anualizado de 2,7% no quarto trimestre de 2022, de acordo com revisão divulgada nesta quinta-feira, 23, pelo Departamento de Comércio do país. O resultado ficou abaixo da estimativa inicial e da projeção de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, de alta de 2,9% em ambos os casos. Isso animou o mercado financeiro, pois reduz a expectativa de aperto maior dos juros para conter a inflação. Em Nova York, os índices futuros aceleram os ganhos. 

No terceiro trimestre, o PIB norte-americano havia mostrado expansão anualizada de 3,2%. Em todo o ano de 2022, o PIB real dos EUA avançou 2,1% ante 2021, como havia sido estimado preliminarmente.

Saiba mais

O Departamento do Comércio informou também que o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) subiu à taxa anualizada de 3,7% no quarto trimestre, enquanto o núcleo do PCE avançou 4,3%. Na primeira leitura, as altas do PCE e do núcleo haviam sido estimadas em 3,2% e 3,9%, respectivamente. O PCE é a medida de inflação preferida do Federal Reserve, ou Fed, como é conhecido o banco central dos EUA.

O índice de atividade nacional dos Estados Unidos, elaborado pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Chicago, subiu a 0,23 em janeiro. O dado foi divulgado nesta quinta-feira, 23, pela instituição.

O resultado de dezembro foi revisado de -0,49 para -0,46. Já a média móvel trimestral do índice registrou um avanço de -0,34 para -0,26 no mesmo período, informou o Fed de Chicago. (AE)

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra