Pizza de máquina automática revolta pizzaiolos na Itália
Na terra da pizza, empresário inova com máquina que prepara o produto em dois minutos e meio, em quatro opções de sabores
26/08/2021Uma máquina de venda automática de pizza está causando polêmica na Itália, onde as pizzas foram inventadas. As pizzas da marca “Mr. Go” são vendidas em uma máquina que entrega o produto em dois minutos e meio, em quatro tipos de pizza, no centro de Roma.
A máquina foi criada pelo empresário Massimo Bucolo, um siciliano que vive em Roma. A principal vantagem, segundo ele, é que a pizza fica pronta em instantes e pode ser comprada a qualquer hora, 24 horas por dia.
“Havia um buraco no mercado”, disse Bucolo em entrevista à imprensa. “Embora Roma seja uma cidade importante, não havia uma opção de pizza rápida disponível durante a noite”, acrescentou.
Pizza automática é criticada por pizzaiolos
Diante das críticas dos apaixonados pelas pizzas tradicionais e especialmente dos pizzaiolos, o criador da máquina garante que nunca quis competir com as pizzarias clássicas.
Bucolo diz que sua máquina nem fazem pizzas de verdade. Ele chama o produto de cruzamento entre uma pizza e os pães do tamanho de pizza da região da Emília-Romagna.
Ele admite que a pizza verdadeira, amassada à mão e assada em forno a lenha, não se presta a ser preparada por uma máquina de venda automática.
O preço varia proximadamente R$ 27 a R$ 38. A máquina faz tudo do zero: o cliente pode ver a farinha e a água sendo misturadas até formar a massa, depois é espalhada em um suporte redondo e recebe o molho de tomate e a cobertura para ser assada.
No fim, a pizza é retirada por uma espátula e é colocada dentro de uma caixa de papelão pré-aquecida.
A pizzaria automatizada foi instalada em uma área residencial de Roma, a cerca de 15 minutos de carro do Coliseu e do Panteão.
A cada dois ou três dias, a máquina é completamente desmontada, o interior é limpo e higienizado. A máquina tem instruções em italiano e inglês.
O comprador pode escolher nos sabores de marguerita clássica, quattro formaggi, salame picante e pancetta (um tipo de bacon).
Enquanto se defende das críticas dos defensores da pizza tradicional assada em fornos a lenha, o empresário planeja uma nova máquina para vender pizzas pré-cozidas.