close

Plano de infraestrutura de Biden avança

Com rara união entre parlamentares democratas e republicanos, projeto segue com agenda social preservada

O presidente dos Estados Unidos Joe Biden

O presidente dos Estados Unidos Joe Biden: “Plano criará 2 milhões de empregos bem remunerados todos os anos durante a próxima década.”

O projeto de infraestrutura de Joe Biden avançou no Senado dos EUA. O programa andou graças a um movimento bipatidário raro no país, que reuniu legisladores republicanos e democratas para derrubar entraves processuais para que o projeto de US$ 1 trilhão alcance os 60 votos necessários para a aprovação final. O placar deste sábado, 7, foi de 67 votos a favor e 27 contra.

Se todos os democratas continuarem a votar pelo sim, faltarão apenas 10 senadores republicanos para superar o obstáculo final do projeto de lei, que segue sendo votado neste domingo, 8.

Projeto vincula infraestrutura a empregos

A Lei de Investimento em Infraestrutura e Empregos é o primeiro dos dois pacotes de infraestrutura de Biden. O governo e os líderes do Congresso logo se voltarão para um segundo pacote maior, que deve atrair apenas o apoio democrata.

Estimado em cerca de US$ 3,5 trilhões, esse plano proporcionaria bilhões no que o governo de Biden chama de infraestrutura humana, investimento em creches, assistência médica domiciliar, educação e outros gastos que são prioridades democratas que os republicanos se comprometeram a rejeitar.

De acordo com Biden, a aprovação “criará empregos bem remunerados”, ao consertar estradas e pontes, substituir canos de chumbo e construir linhas de transmissão de energia. Segundo o presidente, o pacote “vai fazer nossa economia crescer e criará uma média de 2 milhões de empregos bem remunerados todos os anos durante a próxima década”. (AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra