Planos de saúde crescem e Hapvida é melhor escolha no setor
Os números dos Planos de Saúde são considerados encorajadores e o Banco Safra mantém a HAPV3 como a melhor escolha entre as ações do setor
05/11/2024O total de brasileiros com planos de saúde chegou a 51,5 milhões em setembro (+124 mil no mês e +645 mil no ano). A agência reguladora do setor de saúde (ANS) divulgou dados em setembro sobre a adesão a planos privados de saúde. As adições líquidas chegaram a +124 mil, o que levou a base a crescer +1,6% na comparação anual, +0,7% sobre o trimestre anterior e +0,2% no mês.
O Banco Safra destaca que os dados mensais da ANS têm sido constantemente revisados retroativamente, mas em setembro houve uma revisão forte dos últimos dados.
A HAPV foi um ponto fraco este mês, com uma perda líquida de 6 mil. Por outro lado, a SULA imprimiu 15 mil adições líquidas, que o Safra vê como positivas para o RDOR, e os pares restantes também tiveram desempenhos decentes, embora a Amil tenha impresso uma pequena perda líquida de 1 mil.
Os resultados positivos do setor já eram esperados devido à contínua força do mercado de trabalho (criação líquida ajustada de +214 mil vagas em setembro).
No geral, os números foram encorajadores e o Banco Safra mantém a HAPV3 como a melhor escolha no setor de saúde.
Saiba mais
- Carteira recomendada Top 10 BDRs: Coca-Cola substitui Procter & Gamble
- Telefônica e Copel entram na Carteira Top 10 ações para dezembro
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
Após tendência positiva, Hapvida registrou uma perda líquida de 6 mil
Hapvida teve uma perda líquida consolidada de 6 mil membros em setembro (-10 mil da NDI e +5 mil da Hapvida sozinha).
O Safra destaca que os valores ANS foram significativamente revisados. Os números atualizados mostram uma queda de -6 mil vidas no 3T24 (-2 mil de NDI e -4 mil de Hapvida sozinha vs. a estimativa oficial do Safra de +5 mil adições líquidas).
O Safra não prevê uma reação significativa do mercado a esta notícia, pois o discurso da empresa não foi tão otimista quanto os dados anteriores da ANS (que, sem a impressão de setembro, indicavam +72 mil adições líquidas no trimestre).
Além disso, os números oficiais divulgados esta semana pela Bradesco Saúde apontaram para +85 mil de adições líquidas no trimestre (301% acima dos dados da ANS para o trimestre).
SulAmérica continua a publicar números sólidos, com adições líquidas totais de +15k este mês, fechando o trimestre com 21 mil adições líquidas (vs. estimativa oficial do Safra de +29 mil).
O sistema Unimed registrou mais uma rodada positiva de adições líquidas sólidas em +69 mil, entregando o melhor desempenho do 3T24 entre os pares (+133 mil).
Por último, o Porto e a Amil registaram adições líquidas de +14 mil e -1 mil em setembro, fechando o trimestre com +36 mil e +3 mil, respetivamente.
Números positivos em todas as regiões, com o Sudeste liderando o pelotão. A Região Sudeste atingiu 31,0 milhões de membros (+50 mil no mês e +296 mil no ano), com o estado de Minas Gerais se destacando com 24 mil adições líquidas em setembro, enquanto o estado de São Paulo foi o retardado com +1 mil.
Na Região Sul, os membros do plano de saúde cresceram para 7,5 milhões (+18 mil no mês e +92 mil no ano), com os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina apresentando +5 mil, +6 mil, +7 mil adições líquidas, respectivamente.
A Região Centro-Oeste atingiu 3,7 milhões de membros do plano de saúde (+30 mil no mês e +97 mil no ano), impulsionado principalmente por 20 mil de adições líquidas no Distrito Federal.
Na região Nordeste, os membros do plano de saúde ficaram em 7,3 milhões (+6 mil no mês e +85 mil no ano), com o estado da Bahia liderando o grupo (+9 mil adições líquidas).
Por fim, a Região Norte teve 1,9 milhões de membros do plano de saúde, adicionando +6 mil m/m e +76 mil a/a.
Membros do plano dental somaram 34 milhões em setembro
As adições líquidas foram muito fortes, com +370 mil, levando a base a crescer 8% no ano e 1% no mês. As adições líquidas de Odontoprev totalizaram 67 mil em setembro, uma forte aceleração dos números de setembro (+22 mil). Como resultado, as adições líquidas de ODPV no trimestre atingiram +153.000 vs. estimativa oficial do Safra de +127.000 adições líquidas.