Por que o Leão é símbolo do Imposto de Renda?
O 'rei dos animais' já foi aposentado pela Receita Federal, mas seu nome está nos dicionários associado ao Imposto de Renda
31/05/2023No final de 1979, a Secretaria da Receita Federal encomendou uma campanha publicitária para divulgar o Programa Imposto de Renda, como forma de ampliar a arrecadação.
Após análise das propostas dos publicitários, nasceu a ideia de um leão como símbolo da ação fiscalizadora da Receita Federal e em especial do imposto de renda.
A ideia causou certa controvérsia, segundo informações oficiais, mas a campanha foi lançada mesmo assim.
No primeiro filme o leão aparece sendo entrevistado por um repórter de televisão.
4 motivos para a escolha do leão
A escolha do leão levou em consideração algumas de suas características, segundo a Receita Federal:
1. É o rei dos animais, mas não ataca sem avisar;
2. É justo;
3. É leal;
4. É manso, mas não é bobo.
Em dez anos, leão apareceu em 30 filmes
As peças publicitárias começaram a ser veiculadas no início de 1980. A campanha resultou, de imediato, numa identificação pela opinião pública do leão com o imposto de renda.
Em dez anos foram realizados cerca de trinta filmes.
Sucesso do leão chega aos dicionários
O sucesso da campanha publicitária foi tão grande que chegou aos dicionários.
O Dicionário “Houaiss” define Leão como o órgão responsável pela arrecadação do imposto de renda.
Segundo o “Aurélio”, Leão é o órgão arrecadador do imposto de renda. Para o “Sacconi”, Leão é o serviço de arrecadação do imposto de renda.
Na definição do “Dicionário da Academia Brasileira de Letras”, Leão é o órgão encarregado de recolher o imposto de renda.
Leão foi aposentado pela Receita Federal
Pelos conceitos dos dicionários, verifica-se a relação do leão com o imposto de renda e não com a Receita Federal.
Também se observa que se liga o felino à arrecadação, embora, no início, a afinidade fosse forte com a fiscalização.
Embora hoje em dia a Receita Federal não use a figura do leão, a imagem do símbolo ficou guardada na mente dos contribuintes, numa das mais bem sucedidas peças publicitárias da mídia brasileira.