Porto Seguro sofre ataque hacker e fica sem sistema e canais de atendimento
Depois da CVC, Renner e JBS, seguradora Porto Seguro também sobre ataque hacker do tipo hansomware e fica sem sistema
15/10/2021A Porto Seguro informou que um ataque cibernético causou instabilidade em seus canais de atendimento e em alguns de seus sistemas, nesta quinta-feira, 14
“A empresa ativou prontamente todos os protocolos de segurança e, desde as 15h, vem restabelecendo gradualmente seu ambiente e segue trabalhando para retomar a normalidade o mais breve possível”, informou a Porto por meio de nota.
O texto informa também que, “até o momento, não foi identificado qualquer vazamento de dados da companhia, suas controladas, seus clientes e/ou parceiros, incluindo quaisquer dados pessoais”.
O site da empresa continua bloqueado na manhã desta sexta-feira. “Estamos passando por um momento de instabilidade. Nosso time já está atuando e em breve tudo estará normalizado”, diz um aviso no portal.
Além da Porto Seguro, CVC, Renner e JBS também sofreram ataque hacker
O site da CVC sofreu um sofreu um ataque hacker no dia 2 de outubro. O site da CVC Corp, holding da operadora de turismo ficou fora do ar, assim como a central de atendimento.
Outras empresas brasileiras, como JBS e Lojas Renner, também foram vítimas de cibercrimes este ano. Nos ataques do tipo ransomware, os invasores restringem o acesso ao sistema infectado e cobram resgate em criptomoedas para que o acesso possa ser restabelecido.
O que é o ransomware?
O ransomware é um tipo de ameaça digital que tem por objetivo sequestrar as informações das vítimas. Nesse sentido, o sequestro acontece assim que criminosos acessam essas informações e as criptografam.
Assim a vítima do ransomware só pode ter novamente acesso aos dados após o pagamento de um resgate.