close

Inflação ao produtor nos EUA fica negativa e eleva otimismo com corte de juro

Mercado esperava alta de 0,1% para o índice de preços ao produtos, mas o índice veio negativo (-0,1%), o que deu ânimo às bolsas de valores

Inflação nos EUA

Inflação ao produtor abaixo do previsto reforça otimismo com corte de juros neste ano | Foto: Getty Images

O índice de preços ao produtor (PPI) dos Estados Unidos recuou 0,1% em dezembro, reforçando a projeção otimista do mercado quanto ao ciclo de corte de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) neste ano. Os dados do Escritório Nacional de Estatísticas (BLS) sobre a inflação dos EUA contrariaram a alta de 0,1% esperada pelo mercado. Já o núcleo do indicador veio em linha com as projeções ao subir 0,2%.

O PPI fraco do mês passado traz ao mercado um bom sinal para a leitura de dezembro do índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês), medida que o Fed usa para medir o cumprimento da sua meta de inflação a 2%. A próxima divulgação do dado será no dia 26 de janeiro, daqui a duas semanas.

Saiba mais

Com os resultados do PPI e do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), divulgado ontem, o economista-chefe da Pantheon Macroeconomics, Ian Shepherdson, projeta um aumento de apenas 0,15% do PCE entre novembro e dezembro, para uma alta anual do núcleo do índice de 2,9%, cada vez mais próximo da meta do Fed.

Inflação ao produtor pesa na decisão do Federal Reserve

“Isso é muito mais importante do que os números ligeiramente decepcionantes do núcleo do CPI de ontem; o núcleo do PCE é o que importa para o Fed, e esses dados aumentarão a pressão sobre os dirigentes para que reduzem os juros em breve. Mantemos nossa recomendação para março, embora um atraso até maio não seria uma grande surpresa”, diz Shepherdson, cuja projeção está em linha com a do mercado.

Entre ações, a UnitedHealth é um dos destaques negativos do dia ao cair 3,16% após divulgar seu balanço do quarto trimestre. A ação da companhia é o que pesa sobre o Dow Jones nesta tarde.

Já os bancos que também divulgaram resultados trimestrais dividem os investidores: os números de J.P. Morgan (+1,02%), Citigroup (+0,72%) e BlackRock (+0,51%) foram bem recebidos, enquanto a reação aos balanços de Wells Fargo (-1,88%) e Bank of America (-1,77%) foi negativa. (Valor Econômico)

Abra sua conta no Banco Safra.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra