close

Presidente da Petrobras é demitido após reajustes

Após o quarto reajuste nos preços dos combustíveis neste ano, presidente da estatal é demitido e substituído por general

petrobras

Presidente da República comunicou demissão do presidente da Petrobras em postagem no Facebook | Foto: Getty Images

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta sexta-feira a demissão do presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco.

O anúncio foi feito pelo presidente da República pelas redes sociais. Ele afirmou que o novo chefe da estatal é o general Joaquim Silva e Luna, diretor-geral da Itaipu Binacional e ex-ministro da Defesa no governo Temer (MDB).

“O governo decidiu indicar o senhor Joaquim Silva e Luna para cumprir uma nova missão como Conselheiro de Administração e Presidente da Petrobras, após o encerramento do ciclo, superior a dois anos, do atual presidente, senhor Roberto Castello Branco”, diz a nota reproduzida por Bolsonaro, assinada pela assessoria de comunicação social do Ministério de Minas e Energia.

Castello Branco teve a demissão anunciada após o quarto aumento nos combustíveis em 2021. A gota d’água foi o reajuste nas refinarias de 14,7% no diesel e de 10% na gasolina, esta semana. O reajuste entrou em vigor nesta sexta-feira, 19.

Mandato terminaria no mês que vem

O mandato do atual presidente da empresa, Roberto Castello Branco, se encerraria em março. O administrador entrou na mira de Bolsonaro após declarar que não guiaria decisões da Petrobras sobre o preço de combustíveis com base em manifestações contrárias de caminhoneiros.

Ontem, durante transmissão ao vivo nas redes sociais, o presidente criticou duramente o reajuste anunciado pela empresa aos preços de combustíveis e afirmou que “alguma coisa” ocorreria nos próximos dias, sem entrar em detalhes.

A indicação do nome de Silva e Luna precisa, no entanto, ter aprovação do conselho de administração da Petrobras. Bolsonaro não tem poder formal para demitir Castello Branco. A decisão cabe ao conselho, formado por membros indicados pelo governo, mas que atuam com independência. O conselho deve se reunir na terça-feira e deve discutir a troca.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra