close

Marketplace para pets é aposta em expansão

A plataforma Pet Booking cadastrou 17 mil estabelecimentos de produtos e serviços para animais de estimação

Compras para pets

Mercado brasileiro de produtos e serviços para animais de estimação é o segundo no mundo / Foto: Getty Images

Em crescimento exponencial nos últimos anos, á área de produtos e serviços para animais de estimação tem atraído cada vez mais empreendedores. Não à toa, o mercado brasileiro já é o segundo maior do mundo, atrás apenas dos EUA, com uma fatia de 6,4% do mercado pet global, segundo a empresa de pesquisa de mercado Euromonitor.

De olho nessa mina de ouro, o Pet Booking, primeira central de vendas online de serviços do setor no Brasil espera crescer 40% em 2021.

“Os pets estão cada vez mais (sendo tratados como) humanos. Vão ao pet shop tomar banho, comem rações sofisticadas adequadas ao porte e à raça “, explica Robert Dannenberg, fundador e presidente do Pet Booking.

A humanização do tratamento aos animais de estimação aquece o setor de serviços. Segundo o Instituto Pet Brasil, o setor movimentou R$ 35,4 bilhões no mundo em 2019. O Pet Booking tem mais de 17 mil estabelecimentos cadastrados em sua plataforma de marketplace, entre clínicas veterinárias, pet shops, creches e hotéis.

Grande parte desses prestadores de serviço são pequenos empreendedores, que viram na plataforma uma maneira de ampliar o atendimento e trazer mais organização e lucratividade aos seus negócios.

Marketplace “bom pra cachorro”

Assim como muitas boas ideias de negócio, o Pet Booking nasceu de um problema enfrentado pelo seu idealizador. Às vésperas de fazer uma viagem com a família, Dannenberg se deu conta de que havia esquecido de marcar o banho para seus dois cachorros. O jeito for correr para a internet em busca de um pet shop disponível para prestar o serviço o quanto antes. Durante a busca, o executivo se surpreendeu com a dificuldade em encontrar estabelecimentos.

“No dia seguinte, fui até um pet shop e notei que usavam uma prancheta para agendar os banhos, com anotações a escrita a lápis”, relata Dannenberg. Ele diz ter visitado cerca de 600 pet shops no Brasil e nos EUA.

Ele decidiu então investir em uma solução para facilitar a contratação de serviços e também organizasse o trabalho dos prestadores de serviço.

Hoje, o Pet Booking oferece diversos serviços, tem canal de agendamento via aplicativo para celular e envia alertas sobre consultas, banhos e outros compromissos agendados, além de mostrar avaliações públicas sobre os estabelecimentos. O pagamento pelo serviço pode ser dentro da própria plataforma.

Do lado do empreendedor, além da conexão direta com os clientes, diminuindo a vacância na agenda de atendimento, o Pet Booking funciona como uma base de dados sobre os animais. Os donos criam uma ficha do bicho, que inclui até informações como temperamento. Esses registros ajudam o profissional a ter um contato mais seguro com o animal e fazer diagnósticos com mais precisão.

Tecnologia a serviço dos pets

Em um ano e meio, o marketplace Pet Booking registrou mais de 24 milhões de contratações de serviços, conectando donos de bichos com os prestadores de serviço. Em média, os clientes retornam três vezes à plataforma.

O investimento mensal para os comerciantes terem acesso ao Pet Booking varia conforme a negociação. A taxa paga por eles para cada agendamento feito no marketplace é de R$ 2,99. De acordo com o Pet Booking, o ticket médio dos serviços prestados varia de R$ 50 a R$ 78.

Recentemente, a empresa firmou parceria com a Petland, rede americana de petshops presente em 19 países. A multinacional lançou um programa para afiliar pequenos empresários de fora da rede para que possam utilizar a expertise da companhia para crescer. Entre as ferramentas à disposição dos empreendedores no Brasil está o marketplace dos serviços para pets.

Com olhos no futuro, o Pet Booking planeja oferecer ainda mais serviços às duas pontas do negócio, como seguros para os animais de estimação e empréstimos aos comerciantes avalizados pelos recebíveis que os mesmos têm com a plataforma. Tudo envolvendo sempre uso intenso de tecnologia, pretende ser também uma espécie de banco digital no setor.

“Olhando o longo prazo, estamos trabalhando muito os dados que estão chegando à plataforma. No final do dia, o que queremos é o bem-estar do animal”, afirma Robert Dannenberg.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra