Primeiro SMS da história vai a leilão como NFT e pode chegar R$ 1,3 milhão
Mensagem de Feliz Natal foi trocada entre funcionários da Vodafone, em 1992. Hoje, cinco bilhões de pessoas usam o serviço
16/12/2021Percursos dos aplicativos de mensagens atuais, o SMS (serviço de mensagens curtas) volta aos holofotes em forma de NFT (token não fungível).
Isso porque a primeira mensagem nesse formato enviada na história vai a leilão e pode chegar a 170 mil libras – cerca de R$ 1,3 milhão.
A mensagem em questão foi enviada há quase 30 anos de um funcionário da Vodafone, gigante europeia de telefonia, para outro e diz apenas “Merry Christmas” (Feliz Natal, em inglês).
Conforme o portal Daily Mail, o leilão será realizado em Paris, na próxima terça-feira, 21, pela Aguttes, casa de leilões independentes da França.
Em 3 de dezembro de 1992, o programador britânico Neil Papworth, então com 22 anos, enviou o primeiro SMS de um computador para o colega Richard Jarvis.
Papworth estava trabalhando em um sistema de mensagens curtas para a Vodafone. Sendo assim, digitou “Feliz Natal” de um computador de sua base em Newbury, Berkshire.
Então diretor da empresa, Jarvis recebeu com sucesso a mensagem em seu aparelho Orbitel 901.
Em entrevista concedida em 2017, Papworth comentou que “só recentemente disse aos meus filhos que enviei aquela primeira mensagem. Olhando para trás, é mais claro ver que a mensagem de Natal que enviei foi um momento crucial na história do celular”.
Valor com leilão do SMS em NFT vai para a ONU
A ideia de transformar o SMS histórico em NFT foi da própria Vodafone.
De acordo com a empresa, o valor arrecadado no certame será doado para a Acnur, a Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Refugiados.
A Acnur promove apoio a 82,4 milhões de pessoas que foram forçadas a abandonar suas casas devido a conflitos em todo o mundo.
Importância das mensagens de texto
Segundo a reportagem, a linha do tempo corrobora a importância e valor que o primeiro SMS tem para a telefonia.
Em 1995, os poucos clientes de telefonia móvel no mundo enviaram apenas 0,4 mensagens de texto, em média, por mês.
Hoje, o recursos é usado por mais de cinco bilhões de pessoas em todo o mundo, informa o Daily Mail.
Além de facilitar a comunicação escrita, o SMS ajudou na criação dos populares emojis, tão usados atualmente em aplicativos como o WhatsApp.