Produção de petróleo e gás da Petrobras cai 6% no 2º trimestre
Queda na comparação anual das matérias-primas se contrapõe à produção de derivados, que subiu 1,7% no último trimestre
22/07/2022A Petrobras (PETR4) informou que fechou o segundo trimestre do ano com produção média comercial de 2,334 milhões de barris diários de óleo equivalente (petróleo e gás natural), queda de 6% na comparação com um ano atrás.
Em relação ao trimestre anterior, a queda foi de 5,2%, disse a companhia em seu relatório de produção na quinta-feira, 21.
Saiba mais
- Mercado sinaliza aversão ao risco e Petrobras adia oferta de refinarias
- Invista com segurança e baixo valor de aplicação
- Veja como operar na bolsa de valores com a solidez da Safra Corretora
Ao todo (incluindo a parcela que não é comercializada), a produção foi de 2,653 milhões de boe/d, queda de 5,1% ante o segundo trimestre de 2021.
A produção brasileira de petróleo foi de 2,114 milhões de barris por dia (bpd), o que representou um recuo de 5% em comparação com o mesmo período do ano anterior. A produção interna de gás natural foi de 502 milhões boe/d, queda de 4,9% na mesma comparação.
No pré-sal, foram extraídos 1,609 milhão de bpd no segundo trimestre de 2022, queda de 0,7% ante o segundo trimestre de 2021.
Produção de derivados e uso de refinarias da Petrobras
Em seu relatório trimestral, a Petrobras informou ainda que a produção de derivados, como o diesel e a gasolina, subiu 1,7% ante igual período do ano passado, para 1,771 milhão de bpd.
O total de vendas de derivados caiu 2,4% na comparação interanual, mas subiu 1% ante o trimestre anterior.
O resultado positivo é devido, principalmente, ao aumento das vendas de diesel e Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), em razão da sazonalidade de consumo desses produtos.
Já o fator de utilização da capacidade das refinarias ficou em 89% no segundo trimestre do ano. (AE)