Inflação e reajuste de mensalidades desafiam o crescimento da Qualicorp
Escalada da inflação e desaceleração econômica devem limitar expansão da base de clientes da companhia, cujas ações têm rating 'neutro' para compra
01/07/2022O Banco Safra divulgou relatório de atualização para as ações da Qualicorp (QUAL3) direcionado aos investidores, levando em consideração novas premissas macroeconômicas e uma nova taxa de desconto.
A instituição manteve a classificação neutra para os papéis da empresa, com preço-alvo (potencial) de R$ 15,90 até o fim de 2023.
Saiba mais
- Reajuste de planos de saúde é positivo para empresas, mas afeta o crescimento
- Invista com segurança e baixo valor de aplicação
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
No relatório, o Safra diz não prever uma melhoria significativa no aumento da base de clientes da companhia o que, consequentemente, deve segurar o crescimento da receita.
O banco argumenta que a inflação – um dos fatores que sustentaram o aumento de até 15,5% nos planos de saúde autorizado pela ANS – somada à desaceleração econômica com a alta de juros devem tornar a expansão da empresa mais difícil.
Por outro lado, a instituição pondera que a margem operacional parece estar no piso, proporcionando menor risco de queda.
A Qualicorp teve uma série de trimestres fracos em termos de adições líquidas, já que a taxa de churn (que mede quanto a empresa perdeu de clientes ou receita) vem ficando acima dos níveis históricos.
Isso, segundo o Safra, se deve justamente ao reajuste de preços nos planos de saúde.
O banco projeta uma melhora gradual nas margens da Qualicorp, pois acredita que a empresa tem potencial de reduzir despesas de vendas.
Além disso, a provisão para devedores duvidosos deve se acomodar em um nível mais baixo, uma vez que os números atuais dispararam devido a aumentos de preços muito altos.
Vale a pena investir na Qualicorp?
- A digitalização e o foco da gestão no crescimento podem dar frutos;
- Foco da administração no crescimento e maior eficiência.
Quais são os principais riscos de QUAL3?
- Uma queda acentuada em seu portfólio, impulsionada pela recessão que a pandemia do covid-19;
- Não acelerar o crescimento ou ter que investir muito (Opex ou Capex) para isso; e
- Mudanças na regulamentação que poderiam colocar seu modelo de negócios em risco ou diante de uma concorrência muito maior.
Sobre a Qualicorp
A Qualicorp é a maior administradora de planos de saúde coletivos do Brasil e proporciona acesso á saúde de qualidade a milhões de brasileiros.
O grupo foi pioneiro na estruturação dos planos de saúde coletivos por adesão no Brasil, um modelo que reúne as pessoas em grupos a partir de sua profissão ou área de atuação, em parceria com entidades de classe.
No segmento corporativo, a Qualicorp oferece serviços de consultoria e gestão de benefícios e serviços em saúde.
O primeiro envolve a gestão de planos de saúde, planos odontológicos e seguros de pessoas para empresas nacionais e multinacionais.
Já o segundo está relacionado a terceirização de serviços administrativos e de tecnologia da informação (Third-Party Administration - TPA), gestão de saúde populacional e compartilhamento de rede médica e hospitalar para empresa entre outros pontos.