close

Quase 7 milhões enviaram a declaração do IR 2021

Do total de declarações do Imposto de Renda entregues, 25,5 mil foram com certificado digital, segundo a Receita Federal

Mulher realizando a declaração do IR 2021 com papéis e celular em mãos

O prazo de entrega vai até dia 30 de abril, mas quanto antes é a entrega, mais cedo virá a restituição | Foto: Getty Images

A Receita Federal recebeu quase 7 milhões de declarações do IR 2021, o Imposto de Renda da Pessoa Física, ano-base 2020, até esta segunda-feira, 22. Desse total, 25,5 mil foram entregues com certificado digital.

O sistema de recepção de declarações da Receita funciona 20 horas por dia. Fica indisponível somente na madrugada, entre 1 hora e 5 horas.

No site da Receita Federal o contribuinte encontra informações completas sobre como preencher corretamente o documento, além das regras sobre o que pode ser utilizado como deduções no IR 2021.

É importante que o contribuinte atente para o prazo de entrega, pois estando obrigado à apresentação da declaração e não o fazendo no prazo previsto, estará sujeito a multa.

O prazo para a entrega da declaração do IR 2021 é dia 30 de abril.

Novidades na declaração do IR 2021

Sobrepartilha
A partir da declaração do exercício 2021 é possível enviar a informação de sobrepartilha sem a necessidade de retificar a Declaração Final de Espólio da partilha enviada anteriormente. Para isso, na ficha Espólio, deve-se marcar a opção “sobrepartilha”.

Isenção para maiores de 65
Ao informar proventos de aposentadoria, reserva, reforma ou pensão de declarantes maiores de 65 anos na ficha Rendimentos Isentos e Não Tributáveis, a parcela isenta será calculada e o excedente será automaticamente transferido para a ficha de Rendimentos Tributáveis de Pessoa Jurídica.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra