close

Queiroga anuncia fim de intervalo entre vacinas contra covid-19 e gripe

A campanha não chegou a atingir metade do número de doses produzidas; veja onde receber a proteção

jovem toma vacina

Vacinação contra Influenza vai continuar em postos que tenham sobras do imunizante produzido pelo Instituto Butantan | Foto: Getty Images

O Ministério da Saúde recomendou a suspensão do intervalo entre as vacinas contra a covid-19 e contra o vírus Influenza, causador da gripe. A informação foi confirmada pelo titular da pasta, Marcelo Queiroga, em rede social.

A recomendação atual é de duas semanas entre os imunizantes.

A vacinação anual contra a gripe começou em 12 de abril, com 80 milhões de doses produzidas pelo Instituto Butantan. Porém, somente 34,2 milhões de pessoas foram imunizadas. Isso representa 42% dos grupos prioritários, um percentual baixo.

A imunização contra o vírus influenza cai há três anos consecutivos e tem estado abaixo do patamar mínimo de 80%. No ano passado, ficou em 78%.  Este ano a vacinação da gripe foi realizada simultaneamente à imunização contra a covid-19. 

Ela seria encerrada em julho, foi ampliada para agosto. Mas postos que tenham sobra dos imunizantes ainda oferecem a vacina, veja no link: Onde receber a vacina da gripe

Queiroga não informou quando passa a valer a recomendação

Queiroga não informou quando a nova recomendação vai começar a valer. A decisão foi tomada após reunião da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) que recomendou ao Ministério da Saúde o fim do prazo mínimo para a aplicação entre as vacinas, com o objetivo de aumentar a vacinação contra as duas doenças.

Atualmente, o Programa Nacional de Imunização (PNI), diz que o intervalo entre a vacinação contra a covid-19 e o do imunizante contra a Influenza deve ser de no mínimo 14 dias. O intervalo também vale para as outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. (Com agências)

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra