Giannis Antetokounmpo: o gigante da final da NBA
Apelidado de "Aberração Grega", jovem liderou o Milwaukee Bucks na conquista do título da NBA, após uma espera de 50 anos
21/07/2021Os holofotes que um dia foram do lendário – e bilionário – Michael Jordan hoje são do gigante de 26 anos e de nome difícil: Giannis Antetokounmpo.
Astro e destaque do Milwaukee Bucks, o grego ajudou sua equipe a chegar ao título após 50 anos da conquista de seu único troféu nesta terça-feira, 20.
O triunfo veio após a vitória por 105 a 98 sobre o Phoenix Suns, que encerrou a série melhor de sete jogos, por 4 a 2.
Nesse sentido, Giannis Antetokounmpo foi responsável por quase metade da pontuação dos Bucks, com 50 pontos, e foi considerado o jogador mais valiosos das finais – o chamado “MVP”.
Fora isso, o ala-pivô de 2,11 metros de altura conseguiu 14 rebotes e cinco tocos, o que lhe conferiu um duplo-duplo (quando o jogador tem mais de “10” em dois quesitos diferentes das estatísticas).
Atualmente, Giannis – como é popularmente chamado nos Estados Unidos – é detentor do maior salário da história da NBA: US$ 228,2 milhões (quase R$ 1,2 bilhão) distribuídos entre cinco anos de contrato.
Quem é Giannis Antetokounmpo
Nascido em Atenas, na Grécia, Giannis Antetokounmpo tem pais nigerianos. Foi apátrida (sem nacionalidade) até completar 18 anos.
O gigante começou a jogar basquete na equipe juvenil do Filathlitikos, da capital grega.
A partir de 2011, entrou para o elenco sênior de sua primeira equipe e, em 2013, foi selecionado no Draft (evento de escolha de jovens talentos das universidades dos EUA e do mundo) da NBA pelo próprio Milwaukee Bucks.
Para se mudar para a América do Norte, o jogador teve que tirar documentos pela primeira vez na vida e teve seu processo de impressão de passaporte travado na Grécia por dois anos. O país vivia um caos político e financeiro.
Suas habilidades e evolução foram tamanhas ao entrar para a liga estadunidense que ele ganhou o apelido de Greek Freak (aberração grega, em inglês).
Em 2016/2017, o atleta ganhou o prêmio de jogador que mais evoluiu – o “MIP” – e conquistou o MVP da temporada regular de jogos duas vezes, entre 2018 e 2020.
No último campeonato, os Bucks foram eliminados na semifinal da Conferência Leste da NBA pelo Miami Heat, que à época estava lesionado.
Desta vez, Giannis Antetokounmpo quase ficou de fora das finais contra os Suns após uma lesão no joelho durante a final de sua conferência contra o Atlanta Hawks.