Interior se destaca em lista de cidades empreendedoras
Municípios do interior ocupam 11 posições entre os melhores para empreender no Brasil
27/01/2021Os municípios do interior, próximos ou não de grandes capitais, se destacaram durante o ano passado como grandes cidades empreendedoras do Brasil.
A constatação foi feita pela Endeavor, organização sem fins lucrativos que promove o empreendedorismo, por meio do Índice de Cidades Empreendedoras 2020.
Esta é a quinta edição da lista, que é montada em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
O ranking de cidades empreendedoras tem o objetivo de mapear quais os locais mais favoráveis para se fazer negócios e empreender no país.
A análise abrangeu as cem cidades mais populosas do Brasil e se baseou em sete parâmetros: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.
Interior dominante
Os municípios interioranos, principalmente os paulistas, ocupam 11 das 20 primeiras posições do Índice de Cidades Empreendedoras 2020.
Osasco (SP) é a primeira do interior a figurar no ranking, aparecendo na terceira colocação, atrás somente das capitais São Paulo e Florianópolis (SC).
Depois, vêm mais duas capitais: Vitória (ES) e Brasília (DF). As duas são seguidas pelas cidades empreendedoras paulistas São José dos Campos, São Bernardo do Campo e Jundiaí, respectivamente nas sexta, sétima e oitava posições.
Destaques em quesitos
Sobre ambiente regulatório, que diz respeito à burocracia para abrir empresas e à tributação dos municípios, as capitais Macapá (AP) e Vitória (ES) e a cidade fluminense de São Gonçalo ocupam as três primeiras posições.
Em inovação, o destaque é para Florianópolis e para as interioranas Caxias do Sul (RS) e Campinas (SP).
Já em cultura empreendedora, as mais bem colocadas são capitais: Porto Velho (RO), Manaus (AM) e Rio Branco (AC).
“O ranking geral e as determinantes mostram que há coisas para serem aprendidas em locais que não são tão óbvios”, diz Diana Coutinho, diretora de Altos Estudos da Enap.
Mesmo com o resultado do Índice de Cidades Empreendedoras, a gerente de políticas da Endeavor, Renata Mendes, explica que o capital ainda é muito concentrado nos ecossistemas empresariais tradicionais, como em São Paulo e no Rio de Janeiro. (AE)
Índice de Cidades Empreendedoras 2020
- São Paulo (SP)
- Florianópolis (SC)
- Osasco (SP)
- Vitória (ES)
- Brasília (DF)
- São José dos Campos (SP)
- São Bernardo do Campo (SP)
- Jundiaí (SP)
- Porto Alegre (RS)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Curitiba (PR)
- Campinas (SP)
- Limeira (SP)
- Belo Horizonte (MG)
- Niterói (RJ)
- Joinville (SC)
- Blumenau (SC)
- Mauá (SP)
- Boa Vista (RR)
- Canoas (RS)