Rede Panvel de farmácias projeta forte expansão nos próximos três anos
Parte do Grupo Dimed, Panvel tem recomendação de compra para suas ações, com preço-alvo de R$ 17,40
16/05/2022A rede Panvel (PNVL3) de farmácias tem recomendação de compra, diante do forte potencial baseado em grande crescimento de lucro estimado para os próximos três anos e a provável expansão de múltiplos. Na avaliação do Banco Safra, o preço-alvo de R$ 17,4 por ação até o final de 2022 é baseado na avaliação DCF (FCFF) com um crescimento de 5,5% e um WACC de 11,5%, gerando um potencial de valorização de 35% e com um P/L implícito de 25,9x em comparação com sua média histórica de 26,8x.
O Safra avalia que o PNVL continuará a melhorar margens (que estavam em tendência de queda desde 2019), melhorando sua fotografia e a eficiência das unidades, e assim aumentando a receita média por loja.
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Consequentemente, é possível atingir uma TIR de 3 anos de 29,5% para PNVL, abaixo da estimativa para Pague Menos, principal escolha do Safra entre os farmacêuticos varejistas. A líder da Região Sul quer consolidar ainda mais sua liderança. 99% das lojas da Panvel estão localizadas no Sul ou Brasil – os outros 1% no Estado de São Paulo – e demais 70% estão no Rio Grande do Sul.
A empresa vê espaço para consolidar ainda mais sua presença no Sul – especialmente em Santa Catarina e Paraná. O Safra projeta uma abertura líquida de 285 lojas até 2025, para um total de 800 lojas até então, o que representa um CAGR ’22-25 de 12%, o plano mais arrojado em termos relativos da cobertura do banco.
Por isso, apesar de estar com uma alavancagem muito baixa, o Safra não vislumbra o PNVL buscando uma M&A, considerando que a empresa deve ter muito o que fazer só com a expansão orgânica.
Consequentemente, o banco espera um crescimento 22-25 de 3% (alinhado com a inflação) da receita média por loja- apesar do já mencionado aumento relevante do número de lojas no período.
Vale a pena investir na rede Panvel de farmácias?
- Posicionamento regional sólido, operações fortes nas lojas e marcas de marca própria;
- Gestão conservadora, lenta expansão histórica. A mudança na composição do controle de PNVL3 parece estar dando um novo fôlego às operações;
- Desconto no valuation torna PNVL3 mais atraente para se atuar no mercado de varejo de medicamentos no Brasil. Baixa liquidez evita a nova classificação, mas pode melhorar em um futuro próximo;
- A governança corporativa aprimorada pode ajudar a liberar valor e reduzir a lacuna de valuation para RD.
Quais os riscos ao investir em PNVL3?
- Vendas médias baixas por loja podem ser um problema estrutural;
- Desaceleração global da economia;
- Instabilidade política no Brasil e falha em voltar à agenda de reformas, o que poderia levar a um aumento nas taxas de juros e no CDS do Brasil;
- Concorrência irracional levando à erosão das margens e menores retornos
Sobre a Panvel (PNVL3)
Com sua institucionalização, em 2014, o Grupo Dimed passou a ser formado oficialmente por três negócios:
Panvel, com mais de 370 lojas que comercializam mais de 15 mil itens, entre medicamentos e produtos de higiene e beleza;
Dimed, uma das principais distribuidoras de medicamentos do Brasil e também a pioneira do país no seu segmento;
Lifar, divisão de desenvolvimento e fabricação de cosméticos, medicamentos e alimentos, que, além de ser responsável pela produção de produtos para grandes marcas no Brasil e no exterior, também fabrica a marca própria da Panvel. Listada na B3, as ações da Panvel são negociadas sob o ticker PNVL3.