Preço de combustíveis e demanda favorecem ação da Petrobras
Atividade de refino cresce 11% e, somado a preços mais elevados dos produtos, deve impulsionar balanço. Divulgação será em 28/10
21/10/2021Após a Petrobras (PETR4) divulgar os resultados operacionais referentes ao terceiro trimestre, o Banco Safra divulgou relatório prévio sobre o balanço financeiro da companhia.
Conforme a análise, os números da operação da empresa vieram em linha com as projeções do banco.
Mais sobre Petrobras
- Nova política de dividendos favorece ações da Petrobras
- Ações da Petrobras e Tim entram na carteira ESG do Safra
- Importação de gasolina sobe quase 1.000% no trimestre
Nesse sentido, o Safra espera que os resultados financeiros sejam beneficiados por preços mais elevados do petróleo e de produtos refinados, além da maior utilização das refinarias no trimestre.
Por outro lado, a companhia ligou um sinal de alerta ao mercado, ao anunciar que não será capaz de atender à alta na demanda do próximo mês.
A divulgação do balanço da Petrobras referente ao período entre julho e setembro será conhecido em 28 de outubro após o fechamento dos mercados.
Atualmente, o Safra recomenda a compra dos papéis PETR4, com preço-alvo (potencial) de R$ 38.
Operação
Com relação aos resultados operacionais, o Safra destaca que, no refino, a produção total aumentou 11% no trimestre.
Isso, segundo o banco, se explica pela maior demanda interna e disponibilidade das refinarias, uma vez que ocorreram mais ocorrências de paradas programadas nas plantas de refino no segundo trimestre.
A taxa média de utilização aumentou 10 pontos percentuais trimestralmente, atingindo 85% no 3T21.
Já as vendas de derivados de petróleo aumentaram 10,6% no trimestre, com destaque para gasolina (14,3%), diesel (6,4%) e querosene de aviação (51% no trimestre).
Por fim, as a análise coloca em relevância também as vendas de gasolina, que se beneficiaram da redução das restrições à pandemia de covid-19 em algumas cidades, além do ganho de participação de mercado em relação ao etanol, na esteira da elevação dos preços do produto.
Outros detalhes sobre os números operacionais da Petrobras podem ser conferidos por este link.
Sobre a Petrobras (PETR4)
A Petrobras (PETR4) atua por meio da capacidade técnica única nos segmentos de exploração e produção de petróleo, refino, gás natural, energia elétrica, logística, comercialização, distribuição, petroquímica, fertilizantes e biocombustíveis.
A Petrobras está presente em 19 países, administrando a exploração de óleo e gás destas áreas.
Através de joint ventures e demais parcerias, as unidades da Petrobras incorporam o mais avançado uso de tecnologia, mantendo-se referência mundial no setor energético.