close

Veja as novas regras da B3 sobre vencimento de opções

Anunciadas há dois anos, alterações na metodologia entrarão em vigor na bolsa de valores do país, no mês de maio

Foto interna da sede da B3, em São Paulo

Mudanças afetam data e horário do vencimento, além dos dias de negociação e na cotação de preço de referência | Foto: Divulgação/B3

Os investidores devem se atentar à nova metodologia que será usada a partir de maio pela B3, a bolsa de valores do país, para o vencimento de opções.

As opções são contratos que dão o direito de comprar ou vender um ativo (ações e moedas, por exemplo) ou mercadorias (café, soja e milho) a um determinado preço em uma data pré-estabelecida para o futuro.

De acordo com a Anbima, associação dos mercado financeiro e de capitais, as opções costumam ser utilizadas por investidores que aplicam em ações como uma forma de proteger os papéis contra a volatilidade.

Todas as mudanças que envolvem a metodologia de vencimento de opções na B3 foram anunciada há dois.

Alterações no vencimento de opções

Atualmente, a data de vencimento de uma opção é a terceira segunda-feira de cada mês.

A partir de maio, a data limite de negociação passará a ser a terceira sexta-feira do mês de vencimento, casando com a data de vencimento com o mercado internacional.

Outra mudança anunciada é no horário. No modelo atual o exercício ocorre até as 13 horas.

Na metodologia nova, o exercício ocorrerá após o pregão regular, com 30 minutos de after market.

O último dia de negociação das opções não será mais o pregão anterior ao vencimento, e sim, a própria data em que os derivativos vencem.

Já em relação ao preço de referência, que atualmente a cotação é feita durante o pregão regular, a partir de maio será com base no call de fechamento.

Segundo a B3, esta mudança possibilita maior concentração de liquidez e preço mais robusto.

A última mudança relevante é o ‘contrary exercise’, que permite ao titular de uma opção solicitar o bloqueio do exercício automático para os derivativos dentro do dinheiro ou o exercício de forma automática para os contratos fora do dinheiro.

Para a B3, esta medida gera maior tranquilidade, com as atenções voltadas para a tomada de decisão e sem movimentação do preço. (Com AE)

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra