Receita Federal orienta entrega da declaração, mesmo com pendências
Órgão recomenda a entrega pelos contribuintes, que poderão retificar depois. Prazo termina hoje
30/05/2021A Receita Federal orienta os contribuintes a entregar a declaração do Imposto de Renda (IR 2021), mesmo que ainda haja pendências, uma vez que será possível retificar.
O prazo da entrega da declaração do Imposto de Renda (IR 2021) vai até esta segunda-feira, 31, e muitos contribuintes ainda não entregaram a prestação de contas (saiba como declarar corretamente aqui).
Saiba mais
- Como declarar compra e venda de imóvel no IR 2021
- Veja como doar parte do imposto de renda para ações sociais
- O guia para declarar aplicações financeiras no IR 2021
Em entrevista, o secretário especial da Receita Federal, José Tostes, sugere que o contribuinte entregue a declaração e depois faça ajustes, correções ou simplificações nas informações que prestou.
De acordo com Tostes, a Receita Federal dará a oportunidade a todos de regularizar a situação sem multa – desde que a declaração do IR 2021 seja entregue.
“Nós estaremos enviando ao contribuinte os apontamentos dos problemas identificados na sua declaração e oferecendo, de forma espontânea, a possibilidade de ele fazer essas correções sem qualquer incidência de multas ou penalidades”.
Atraso na entrega da declaração do IR
A declaração do IR 2021 enviada após o prazo determinado pela Receita Federal fica sujeita à multa.
O valor da penalidade é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, calculado na declaração, mesmo que esteja pago.
O valor mínimo da multa é de R$ 165,74, podendo chegar, no máximo, a 20% do valor do imposto de renda.
Retificar a declaração do IR 2021
Para retificar o IR 2021 e consertar algum erro ou acrescentar informações que foram esquecidas, o contribuinte pode fazer uma Declaração Retificadora.
Assim como a declaração original, a retificação pode ser feita pelo e-CAC, por aplicativo para dispositivos móveis e pelo Programa IRPF no computador.
Apoio para declarar o IR 2021
O contribuinte que ainda não preencheu a declaração do IR 2021 pode contar com ferramentas disponibilizadas pela Receita Federal.
A primeira é a declaração pré-preenchida, que puxa dados anteriores do contribuinte e acelera o processo.
A segunda é o assistente virtual do órgão. Criado neste ano, o sistema de apoio já recebeu mais de 30 mil dúvidas de contribuintes. (Com Agência Brasil)