close

RJ autoriza aplicar Pfizer caso falte AstraZeneca para segunda dose

A substituição só será autorizada em municípios que registrarem a falta do imunizante da Oxford, produzido no Brasil pela Fiocruz

Imunizante da Pfizer

Imunizante da Pfizer reforça vacinação no momento em que o Rio ultrapassa 50% das contaminações de covid-19 pela variante delta | Foto: Agência Brasil

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) autorizou a utilização da vacina da Pfizer, caso falte AstraZeneca para a segunda dose da vacinação contra covid-19.

A decisão foi tomada em conjunto com a equipe de especialistas do Conselho de Análise Epidemiológica que assessora a Vigilância Estadual.

A secretaria reforça que a combinação entre as vacinas de fabricantes diferentes só poderá ser realizada se os municípios registrarem falta da vacina AstraZeneca para completar o esquema vacinal.

A AstraZeneca é produzida no Brasil pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fiocruz. Apesar da capacidade para a produção de 1 milhão de doses por dia, o instituto não tem conseguido cumprir as entregas estimadas.

Segundo a Fiocruz, isso se deve aos atrasos recentes da importação do insumo farmacêutico chinês, necessário para a fabricação da vacina.

A Fiocruz iniciou o processo de transferência de tecnologia para se tornar autossuficiente na produção do insumo, mas os primeiros lotes da vacina produzida com IFA nacional só devem ficar prontos no quarto trimestre deste ano.

Pfizer reforça vacinação quando Rio chega a mais de 50% de contágios pela variante delta

Segundo levantamento do jornal “O Globo”, o Estado do Rio tem seis cidades com 100% de UTIs lotadas. Mais da metade dos contágios por covid-19 no estado são pela variante delta.

Na capital, a variante é responsável por 56,6% dos casos da doença no município.

Na sexta-feira, 13, a prefeitura anunciou que a cidade é o epicentro da variante delta no Brasil. A análise genômica, que identifica as variantes do novo coronavírus, é feita por amostragem.

A cidade abriu hoje um novo posto de vacinação, no Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara Municipal, localizado na Cinelândia, centro, para acelerar a vacinação para a população entre 18 e 22 anos.

Até a semana passada, a Fiocruz havia produzido e entregado 80,5 milhões das 100,4 milhões de doses previstas no acordo de encomenda tecnológica com a AstraZeneca. (Com Agência Brasil)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra