close

‘Round 6’ já é a série da Neflix mais vista no mundo

Duas semanas após ser lançada, série coreana ‘Squid Game’ lidera audiência da Netflix em 82 países, levantando questões sobre o capitalismo

Round 6

Baseada em jogos infantis, série mostra luta de vida ou morte de pessoas endividadas pela sobrevivência | Foto: Divulgação

A série “Round 6”, da Netflix coreana, estreou em 17 de setembro e em poucos dias passou a liderar a audiência da Netflix em 82 dos 83 países que o canal fornece seus serviços de streaming, incluindo o Brasil.

A série está prestes de tirar de “A Casa de Papel” o troféu de série internacional mais assistida da Netflix, e tudo indica que poderá tornar-se a série mais assistida da história da televisão.

O original “Ojingeo Geim” em coreano ou “Squid Game” em inglês ganhou outro nome em português. A tradução lideral do título em Português seria “Jogos de Lula”, ou jogo do molusco marinho da classe Cefalópode. Em espanhol, a série se chama “El Juego de Calamar”, e em francês, “Le jeu du Calmar”.

A série acompanha uma disputa de sobrevivência de pessoas que estão com dívidas quase impossíveis de serem pagas. Um nome mais adequado seria jogo dos inadimplentes, ou dos durangos e mal pagos.

‘Round 6’ da Netflix coreana mostra endividados em luta mortal por dinheiro

Os participantes da disputa colocam as vidas em risco em busca do prêmio de 45,6 bilhões de Wons (a moeda da Coreia do Sul). O valor equivale a 40 milhões de dólares, ou R$ 215 milhões pelo câmbio atual.

O personagem principal é Gi Hoon (Lee Jung Jae), que está devendo a um agiota que o ameaça de morte. Sua mãe diabética precisa de cirurgia urgente e a filha está prestes a ir embora para sempre. Ele encontra um rapaz que lhe oferece a chance de participar do jogo com prêmio milionário. Após entrar na disputa, descobre que apenas uma pessoa vai sobreviver.

São 465 participantes lutando pela vida e para livrar-se das dívidas, e a competição baseada em joguinhos infantis descamba para traições e violência onde todos os concorrentes fazem qualquer coisa pela vitória.

Ted Sarandos, co-CEO da Netflix, disse em uma conferência anual de tecnologia na Califórnia que “Squid Game” está a caminho de se tornar o maior programa da história da Netflix em qualquer idioma.

A premissa da série é a de um clássico jogo de sobrevivência, exceto que é baseado em jogos infantis coreanos. Dong-hyuk Hwang, diretor e roteirista de “Squid Game”, afirma que o segredo do sucesso da série é sua simplicidade.

Crítica à sociedade com ironia e elementos da infância

“Os espectadores podem se concentrar mais nas complexidades dos personagens e estar totalmente imersos na história, mas as regras dos jogos são simples”, disse Hwang.

“As pessoas são atraídas pela ironia arrepiante de adultos que arriscam suas vidas para ganhar dinheiro para pagar suas dívidas jogando jogos infantis que todos conheceram na infância”.

Especialistas supõem que parte da popularidade da série vem da adoção de elementos particulares da cultura coreana para fazer uma declaração marcante e crítica sobre a sociedade.

“A série consegue equilibrar os meandros das diferenças culturais em relação às questões globais”, disse Duk-hyun Jung, crítico cultural coreano, à ABC News.

“Embora os jogos específicos da infância coreana apresentados na história possam não ser familiares para os espectadores globais, a série conseguiu apresentar as questões universais do capitalismo e uma sociedade sempre competitiva de uma maneira fácil de entender”, analisa o crítico.

Série surfa no sucesso do Oscar de ‘Parasita’

Segundo Jung, a série também surfa no sucesso do filme sul-coreano “Parasita”, que ganhou o Oscar de melhor filme em 2020. O filme também faz comentários sociais significativos sobre questões semelhantes em torno do capitalismo e como ele impacta a sociedade em todos os níveis, disse Jung.

Hwang disse que desenvolveu a história há 14 anos, em 2008. Ele disse que o enredo foi duramente criticado no início por distorcer a nostalgia dos jogos da infância. Essas críticas sucumbiram à chuva de elogios pelo aspecto “realista” da série.

Para o diretor, uma grande vantagem é que “Squid Game” foi lançado simultaneamente para todos os países do mundo. É por isso que foi possível obter uma resposta tão inimaginável em uma única semana. Foi uma grande decisão trabalhar com a Netflix”, disse Hwang.

A Netflix lançou seu serviço de streaming na Coreia em 2016, e até agora gerou US$ 4,7 bilhões e criou 16 mil empregos no país, de acordo com um relatório de setembro de 2021 da Deloitte.

O que significam o círculo, o quadrado e o triângulo de ‘Squid Game’?

A série exibe símbolos de um círculo, um triângulo e um quadrado, elementos que viralizaram nas redes sociais com muitas teorias sobre seus significados. Segundo o site “Adoro Cinema” os símbolos fazem referência ao alfabeto coreano, no qual o título original da série é escrito.

A letra O é o círculo (ㅇ), o J é o triângulo (ㅈ) e a letra M é o quadrado (ㅁ). As letras “OJM” representam a abreviatura do título coreano “Ojingeo Geim” (오징어 게임), o que aparece em evidência desde a abertura de “Round 6”, em que os símbolos se unem para completar o nome da atração. Mas uma vez, a simplicidade contribui para o sucesso.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra