close

Rumo e Coruripe inauguram terminal de açúcar na Malha Central

Além de trazer ganhos de eficiência operacional, o terminal poderá gerar receita adicional para a usina, através da prestação de serviços de transbordo

Coruripe

Os investimentos realizados pela Coruripe no empreendimento foram da ordem de R$95 milhões | Foto: Divulgação

A Usina Coruripe inaugurou, junto com a Rumo, um terminal de açúcar em Iturama (MG), localizado no Triângulo Mineiro. O terminal terá capacidade de movimentar 2 milhões de toneladas por ano de açúcar VHP (voltado para exportação), cujo destino será o Porto de Santos.

Os investimentos realizados pela Coruripe no empreendimento foram da ordem de R$ 95 milhões, que será bandeira branca, isto é, outros clientes da Rumo também poderão utilizá-lo.

Saiba mais

Além de trazer ganhos de eficiência operacional, o terminal poderá gerar receita adicional para a usina, através da prestação de serviços de transbordo.

Atualmente, o transporte do açúcar é feito via rodovia até outro terminal em Fernandópolis (SP), para conectar com a linha férrea. Devido à alta no preço do diesel, o transporte rodoviário gera um custo significativo para a companhia.

Implantação da Malha Central será concluída em 2023

A concessão da Malha Central (trecho Norte-Sul) foi levada pela Rumo em 2019 e a operação foi iniciada em mar/2021. Ao todo, são 3 terminais de transbordo na linha, um de grãos em São Simão (GO), um segundo também de grãos em Rio Verde (GO) e agora, o terminal de açúcar em parceria com a Coruripe.

A expectativa é inaugurar outras 2 operações ainda neste ano, um terminal de fertilizantes e outro de contêineres. Para 2023, a companhia espera inaugurar um terminal de combustíveis e, assim, encerrar a primeira etapa de implantação da Malha Central.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra