close

Rússia dá calote pela primeira vez em mais de um século

País não honrou pagamentos de juros de US$ 100 milhões referentes a títulos de dívida externa. Russos foram excluídos do sistema internacional de pagamentos

Kremlin, na Rússia, que deu calote em investidores, com bandeira do país em destaque sobre domo e céu escuro de chuva

Desde que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, determinou a invasão à Ucrânia, Moscou sofre com diversas sanções econômicas que abalam sua economia | Foto: Getty Images

Pela primeira vez desde 1918, a Rússia deu um calote no pagamento sobre títulos de dívida soberana.

O não pagamento da dívida externa se deu após expirar o período de carência, que ia até esta segunda-feira, 27, do pagamento de juros de aproximadamente US$ 100 milhões a investidores.

Saiba mais

O país foi excluído do sistema financeiro bancário internacional (Swift). A medida foi aprovada por diversos países devido à guerra iniciada na Ucrânia.

Desde que o presidente russo Vladimir Putin determinou a invasão à nação vizinha, Moscou sofre com diversas sanções econômicas que abalam sua economia.

Além da exclusão do sistema Swift, se destacam os embargos à compra de petróleo e ouro russo por economias desenvolvidas, bloqueio de contas de oligarcas e fechamento de empresas estrangeiras em território russo.

As medidas econômicas são lideradas pelos Estados Unidos e pelas nações europeias.

Conforme a Reuters, um funcionário dos EUA que está na cúpula do G7 (reunião das sete democracias mais ricas do mundo), na Alemanha, creditou o calote da Rússia às ações coordenadas com aliados.

“As notícias desta manhã sobre a descoberta do default da Rússia, pela primeira vez em mais de um século, situam o quão fortes são as ações que os EUA, juntamente com aliados e parceiros tomaram, bem como o impacto sobre a economia da Rússia”.

De acordo com a CNBC, o Kremlin rejeitou a alegação de que a Rússia deu o calote, com o porta-voz Dmitry Peskov dizendo em uma teleconferência que a Rússia fez os pagamentos de títulos com vencimento em maio, mas eles foram bloqueados pela Euroclear devido a sanções ocidentais, dizendo que a inadimplência “não é nosso problema”.

A Euroclear é uma empresa de serviços financeiros com sede na Bélgica, especializada na liquidação de transações de títulos, bem como na custódia e manutenção de ativos desses títulos. 

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra