close

Rússia corta fornecimento de gás para a Polônia e Bulgária

Estatal polonesa de petróleo foi informdaa pela Gazprom sobre a suspensão completa dos fornecimentos de gás a partir de quarta-feira, 27

Gasoduto

Rússia vem ameaçando cortar o fornecimento de gás para países europeus | Foto: Getty Images

A estatal russa Gazprom confirmou hoje que suspendeu o fornecimento de gás para Polônia e Bulgária, por falharem em pagar pelo produto em rublos, como exigido por Moscou.

Em comunicado, a Gazprom disse que a suspensão para a búlgara Bulgargaz e a polonesa PGNiG ficará em vigor até que pagamentos por gás fornecido desde 1º de abril sejam efetuados em rublos, como determinado pelo presidente russo, Vladimir Putin, em 31 de março.

Saiba mais

A companhia de gás também ressaltou que Bulgária e Polônia são Estados de trânsito. “Em caso de retirada não autorizada de gás russo de volumes de trânsito destinados a outros países, o fornecimento de trânsito será reduzido por este volume”, alertou a Gazprom.

A estatal polonesa de petróleo PGNiG confirmou na terça-feira que recebeu uma carta da estatal russa Gazprom anunciando a suspensão completa dos fornecimentos de gás sob o contrato Yamal, a partir desta quarta-feira, 27.

Por meio de comunicado oficial, a companhia petrolífera da Polônia afirma que monitora a situação e que manterá o mercado atualizado, estando preparada para diversos cenários. A empresa diz que sua infraestrutura de transmissão está funcionando sem problemas.

“Graças à implementação da estratégia governamental de diversificação das fontes de abastecimento de gás, a PGNiG está preparada para obter gás de várias direções.

O balanço é complementado pela produção nacional de gás e reservas de combustível acumuladas em instalações de armazenamento subterrâneo. Atualmente, o nível do armazém é de cerca de 80%”, diz o texto.

Rússia ameaça cortar o gás para países da europa

Anteriormente, autoridades da Rússia haviam ameaçado cortar o gás para países da Europa, a menos que estes pagassem em rublos, o que para as nações europeias significaria uma quebra de contrato.

Na abertura da reunião com os aliados nesta terça, os Estados Unidos afirmaram que vão continuar “movendo céus e terras” para garantir a segurança da Ucrânia. “Estamos todos aqui por causa da coragem da Ucrânia, por causa dos civis inocentes que foram mortos e por causa do sofrimento que seu povo ainda sofre”, disse o secretário Austin ao colega ucraniano Oleksi Reznikov. (AE)

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra