Rússia parte na frente de Tom Cruise para rodar primeiro filme no espaço
Equipe de cosmonautas com uma atriz e um diretor de cinema partiu para o espaço para sair na frente do projeto do astro de 'Missão Impossível'
05/10/2021Uma atriz e um diretor de cinema russo decolaram nesta terça-feira, 5, para uma viagem ao espaço numa tentativa histórica de superar os Estados Unidos e realizar o primeiro filme em órbita da história espacial.
A tripulação russa que partiu hoje para o espaço quer sair na frente do projeto de Hollywood anunciado no ano passado pelo astro de “Missão Impossível”, Tom Cruise, juntamente com a NASA e a SpaceX de Elon Musk.
A atriz Yulia Peresild, 37, e o diretor de cinema Klim Shipenko, 38, decolaram do Cosmódromo de Baikonur, alugado pela Rússia, no ex-Cazaquistão soviético, rumo à Estação Espacial Internacional.
O chefe da agência espacial Roscosmos, Dmitry Rogozin, informou no Twitter que a partida foi um sucesso.
Liderada pelo cosmonauta veterano Anton Shkaplerov, a equipe de filmagem viajará em uma nave soyuz MS-19 para uma missão de 12 dias na estação espacial ISS para filmar cenas para “O Desafio”.
Uma transmissão ao vivo na TV russa mostrou a nave soyuz subindo no céu sem nuvens.
Equipe da Rússia fará primeiro filme a ser rodado no espaço
“A tripulação está se sentindo bem”, shkaplerov disse na transmissão vários minutos após a decolagem.
O enredo do filme, que tem sido mantido em segredo junto com seu orçamento, trata de uma cirurgiã que é enviada para a estação espacial para salvar um cosmonauta.
Shkaplerov e outros dois cosmonautas russos a bordo terão papéis especiais no filme.
A tripulação da ISS, que também inclui um francês, um japonês e três astronautas da NASA, receberá os recém-chegados quando a escotilha abrir por volta de 14 horas de hoje.
“Foi difícil psicologicamente, física e emocionalmente… mas acho que quando alcançarmos nosso objetivo, todos os desafios não parecerão tão ruins”, disse Peresild — que foi selecionado entre 3.000 candidatos para o cargo — em uma coletiva de imprensa pré-vôo na segunda-feira.
Shipenko e Peresild devem retornar à Terra em 17 de outubro em uma cápsula com o cosmonauta Oleg Novitsky, que está na estação espacial há seis meses.
Se for bem-sucedida, a missão adicionará a uma longa lista de novidades para a indústria espacial russa.
Soviéticos saíram na frente com Sputnik, Laika e Gagarin
Os soviéticos lançaram o primeiro satélite Sputnik, e enviaram o primeiro animal, a cadela Laika, o primeiro homem, Yuri Gagarin, e a primeira mulher, Valentina Tereshkova, em órbita.
Mas, em comparação com a era soviética, a Rússia moderna luta para inovar e sua indústria espacial está lutando para garantir financiamento estatal enquanto o Kremlin prioriza gastos militares.
A agência espacial russa ainda depende da tecnologia projetada pela União Soviética e enfrentou uma série de contratempos, incluindo escândalos de corrupção e lançamentos fracassados.
A Rússia também está ficando para trás na corrida espacial global, enfrentando uma concorrência dura dos Estados Unidos e da China, com Pequim mostrando ambições crescentes na indústria.
Capitão Kirk na série Star Trek vai para o espaço aos 90 anos
No mês passado, a SpaceX completou a primeira missão civil ao espaço que levou quatro astronautas destreinados em um loop de três dias ao redor da órbita da Terra.
A viagem seguiu as missões do bilionário Richard Branson, que passou vários minutos sem peso em julho, e do fundador da Amazon Jeff Bezos completando uma missão semelhante poucos dias depois.
No final deste mês, o ator William Shatner, de 90 anos, conhecido por sua interpretação do Capitão Kirk na série Star Trek, voará para o espaço em uma missão com A Origem Azul de Bezos.