close

Safra Galileo aposta em ações de commodities

Gestão do fundo acumula retorno de quase 460% desde o lançamento mas ressalta incerteza fiscal no país com "PEC das Bondades"

Fundo Safra Galileo

O fundo Safra Galileo acumula mais que o dobro do CDI em rentabilidade desde o seu lançamento | Foto: Getty Images

A piora da percepção quanto ao risco fiscal nos últimos meses ajuda a pressionar a taxa de câmbio e reforça os riscos do cenário inflacionário adiante., na visa da equipe da Safra Asset.

Mesmo que os dados de arrecadação sigam positivos e as despesas correntes sigam controladas, os gestores reforçam que a desoneração de impostos e a pressão adicional de outras medidas às vésperas das eleições.

Saiba mais

As medidas têm um efeito expansionista sobre a demanda, decorrente do aumento da renda disponível dos consumidores, o que, por sua vez, tende a contrabalançar em parte o efeito deflacionário da queda dos preços ocasionada pela redução da cobrança do ICMS.

Para a Safra Asset, embora a expectativa para o IPCA em 2022 tenha recuado, a projeção do ano que vem aumentou, o que tende a levar o Banco Central a manter as taxas de juros em um patamar mais alto por mais tempo.

Nesse cenário, as posições locais do Safra Galileo (todos os detalhes e regulamento aqui), fundo que acumula mais que o dobro do CDI em rentabilidade desde o seu lançamento, são guiadas por benefícios decorrentes da alta dos termos de troca, apostando na valorização do real e adotando uma postura relativamente neutra na Bolsa, com predileção por empresas expostas a commodities.

Dados de emprego surpreendem neste ano

Dentro do cenário inflacionário de aumento de riscos de recessão global, os dados no Brasil continuaram a mostrar uma economia resiliente, dando sustentação às pressões inflacionárias e abrindo espaço para mais uma elevação nas taxas de juros.

Os dados mostraram que a atividade segue firme, dando prosseguimento ao movimento positivo observado no primeiro trimestre. Com destaque para o desempenho do setor de serviços, que mantém trajetória firme de expansão, o PIB do 2º trimestre tende a superar novamente o patamar de 1% em relação ao trimestre anterior, segundo os gestores.

O mercado de trabalho também segue surpreendentemente forte, mostrando boa recuperação nos níveis de ocupação formal e informal, o que contribui para a expansão da massa salarial real, ainda que os salários reais só tenham começado a reagir desde o início do ano.

Com isso, as condições ainda favoráveis de demanda, apesar do estágio avançado do ciclo de alta de juros, seguem sustentando reajustes de preços disseminados e em patamares muito distantes da meta do Banco Central.

Abra sua conta

LEIA O FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES, A LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS, SE HOUVER, E O REGULAMENTO ANTES DE INVESTIR. O INVESTIMENTO EM FUNDOS NÃO É GARANTIDO PELO ADMINISTRADOR, PELO GESTOR, POR QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU PELO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO – FGC. DESCRIÇÃO DO TIPO ANBIMA DISPONÍVEL NO FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. A RENTABILIDADE DIVULGADA NÃO É LÍQUIDA DE IMPOSTOS, TAXA DE PERFORMANCE E/OU TAXA DE SAÍDA. A COMPARAÇÃO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO E INDICADORES ECONÔMICOS É MERA REFERÊNCIA, E NÃO META OU PARÂMETRO DE PERFORMANCE. Material de Divulgação do fundo:

SAFRA GALILEO AG FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO, CNPJ: 27.249.881/0001-35. Data de início do fundo: 31/12/2008. O FUNDO é destinado a investidores em geral que sejam clientes da ADMINISTRADORA, GESTORA ou de entidades integrantes do Grupo Safra, preferencialmente do segmento Agências, conforme definição interna da ADMINISTRADORA, doravante denominados "COTISTAS", não sendo permitida a permanência e/ou a realização de novas aplicações, a critério da ADMINISTRADORA, por COTISTAS que deixem de se enquadrar na descrição do Público Alvo do FUNDO. O objetivo do FUNDO é atuar no sentido de propiciar aos seus cotistas a valorização de suas cotas mediante aplicação de, no mínimo, 95% de seu patrimônio, em cotas do SAFRA GALILEO MASTER FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO, inscrito no CNPJ/MF sob nº 27.249.022/0001-46, enquanto ambos os fundos estiverem sob a administração e/ou gestão da ADMINISTRADORA, GESTORA ou de entidades integrantes do Grupo Safra. Tributação de Longo Prazo. Classificação Anbima: Multimercados Livre. Taxa de administração de 2,00% a.a . Taxa de performance de 20% sob o que exceder a variação do CDI. O FUNDO cobrará taxa de saída de 10% (dez por cento), apurada sobre o valor do resgate bruto, caso não sejam respeitados os prazos de resgate estipulados no Regulamento do Fundo. O valor arrecadado com a taxa de saída será incorporado ao patrimônio líquido do FUNDO, em benefício dos cotistas remanescentes. PL médio (últimos 12 meses): R$ 2.299,9 MM Não há carência para resgate. Conversão para Resgate: 1º dia útil. Pagamento de Resgate: 1º dia útil subsequente à data da conversão – com taxa de saída. Conversão para Resgate: 30 dias + 1 dia útil. Pagamento de Resgate: 1º dia útil subsequente à data da conversão – sem taxa de saída. Classificação do Produto de Investimento: [13] Para obter mais informações do fundo, acesse: https://www.safra.com.br/investimentos/fundos-de-investimentos/safra-galileo-ag-fic-multimerc.htm. Rentabilidade anual do fundo em relação ao benchmark: ((1 + retorno do fundo) / ((1 + retorno CDI)).

Principais Fatores de Risco do fundo: (1) MERCADO – Os ativos financeiros do FUNDO podem ser afetados por diversos fatores, que podem acarretar oscilação no valor das cotas do FUNDO e a valorização ou depreciação do capital aplicado.; (2) MERCADO EXTERNO - A performance do fundo

poderá ser afetada por aspectos legais ou regulatórios, por alterações nas condições política, econômica e social, dentre outros; (3) ESTRATÉGIAS DE ALAVANCAGEM - Estratégias de alavancagem podem aumentar a volatilidade do FUNDO, limitar as possibilidades de rentabilidade das operações realizadas, não produzir os efeitos pretendidos e/ou provocar perdas patrimoniais.; (4) LIQUIDEZ - A redução ou inexistência de demanda dos ativos integrantes da carteira do FUNDO nos mercados em que são negociados, pode prejudicar a rentabilidade do FUNDO ou dificultar o atendimento dos prazos de resgate estabelecidos; (5) CRÉDITO - O inadimplemento dos emissores dos ativos integrantes da carteira do FUNDO ou das contrapartes em operações realizadas com o FUNDO podem acarretar efeitos negativos para o FUNDO.

Data-base: 31/08/2022. Fonte das Rentabilidades: Quantum Axis. Gestor: Safra Asset Management Ltda sociedade limitada com sede na Avenida Paulista, nº 2100, cidade e Estado de São Paulo, inscrita no CNPJ/MF sob nº 06.947.853/0001-11 Administrador: Safra Serviços de Administração Fiduciária Ltda sociedade limitada com sede social na Avenida Paulista, nº 2100, cidade e Estado de São Paulo, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 62.180.047/0001-31. Os serviços de Distribuição e Custódia são prestados pelo Banco Safra S/A, inscrito no CNPJ sob o nº 58.160.789/0001-28. SUPERVISÃO E FISCALIZAÇÃO: Comissão de Valores Mobiliários – CVM. Serviço de Atendimento ao Cidadão em www.cvm.gov.br. Para mais informações, procure um gerente Safra ou acesse o site www.safraasset.com.br. SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor/Proteção de Dados: 0800 772 5755. Atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ouvidoria: 0800 770 1236. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, exceto feriados.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra