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Safra Invest: qualidade do serviço é estratégia para crescer

Maurício Ceará, diretor do Safra Invest, explica como o marca alcançou em quatro anos a posição de terceira maior do mercado

Maurício Ceará: “O Safra Invest nasceu com a proposta de ter uma visão 360 graus do cliente e atender a todas as necessidades de quem tem interesse em investir com segurança para construir um patrimônio”

Em quatro anos desde o lançamento, no início de 2020, o Safra Invest teve um crescimento exponencial, consolidando a sua posição de terceira maior do mercado.

A estratégia para seguir crescendo nesse segmento é fortalecer os seus mais de cem escritórios credenciados e ampliar o número de assessores de investimentos, por meio de melhorias constantes nas ferramentas e na plataforma para garantir todo o suporte à rede, e implementando programas e iniciativas para atrair novos talentos. Além de continuar buscando atender os clientes com excelência em todas as suas necessidades relacionadas ao setor financeiro.

O investidor que conta com os assessores Safra Invest tem acesso a todos os produtos e serviços do Safra, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, desde cartões bancários até as maquininhas da SafraPay, passando por todas as alternativas de crédito e de um amplo leque de investimentos para garantir uma solução 360 graus para o cliente.

“A marca Safra, aliada a proximidade dos assessores aos clientes, ajuda muito na venda na faixa em que atuamos, da alta renda, pré-private e ultra-high e, além disso, temos a inteligência de produtos que oferecemos aos nossos parceiros. São produtos que carregam uma marca sólida e com tradição”, explica o diretor do Safra Invest, Maurício Ceará, que está no Safra desde 2011. Economista com MBA em mercado de capitais, ele sempre trabalhou em corretoras, atuando no mercado de capitais, mesas de operação, pregão da Bolsa de Valores e em áreas institucionais de instituições financeiras.

Segundo ele, em um cenário de queda de juros, a tendência de migração de investimentos da renda fixa para alternativas de maior risco exige atendimento especializado. “O juro menor leva a uma busca por outras classes de investimentos, como fundos multimercados, ações e operações estruturadas”, afirma Ceará, destacando a importância de assessores de investimentos qualificados que ajudem a identificar as melhores oportunidades para a construção do patrimônio.

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Maurício Ceará: “O Safra Invest nasceu com a proposta de ter uma visão 360 graus do cliente e atender a todas as necessidades de quem tem interesse em investir com segurança para construir um patrimônio”

Na entrevista a seguir, Maurício Ceará relembra os marcos do Safra Invest no seu quarto aniversário de criação.

Como nasceu o Safra Invest?

A ideia nasceu no final de 2018. O Safra queria levar o jeito de investir da instituição para um número maior de investidores. Avaliando o mercado, percebemos que havia um segmento que crescia muito, que era o que se chamava na época de agentes autônomos de investimentos. Eles tinham uma característica muito parecida com o nosso jeito de fazer negócio, que é a proximidade com o cliente. Então chegamos à conclusão de que aquele era uma alternativa para ampliar nossa atuação garantindo a relação de proximidade com os clientes.

Que tipo de tecnologia o projeto demandou?

Criamos o cockpit, a plataforma na qual os assessores executam todas as ordens de investimentos. É um sistema integrado que permite monitorar o que está sendo feito em cada escritório credenciado. Tudo o que precisamos saber sobre o cliente está disponível de forma online. O banco incorporou a tecnologia e ajustou a abertura de conta eletrônica e outras inovações ao longo dos anos, antes de lançar o projeto no mercado. Foram muitos avanços, o que é uma coisa permanente no banco. O mercado também mudou e hoje os profissionais que eram chamados de agentes autônomos passaram a ser assessores de investimento. Eles atuam vinculados a um dos escritórios credenciados Safra Invest.

Qual o diferencial do Safra Invest em relação à concorrência?

O Safra Invest nasceu com a proposta de ter uma visão 360 graus do cliente e atender a todas as necessidades de quem tem interesse em investir com segurança para construir um patrimônio.

Em termos de crescimento nos últimos quatro anos, as expectativas foram superadas?

Sim. Temos mais de cem escritórios no País. E mais de 800 assessores de investimentos. Temos um crescimento relevante desde o lançamento.

O que mudou com a nova regulamentação do mercado de assessoria de investimentos?

Antes, os escritórios precisavam atuar de forma exclusiva, vinculada a uma instituição financeira. Hoje não há mais essa obrigação de exclusividade. Mas, na prática, a grande maioria dos escritórios ainda tem a exclusividade contratual. Esta mudança foi um ponto positivo para o mercado, pois permite novos arranjos e formas de atuação. A questão da exclusividade não teve grande efeito prático, tendo em vista os contratos longos de parceria já existentes. A principal mudança foi a permissão para a formação de holdings para oferecer outros serviços, como por exemplo carteiras administradas com outro CNPJ, sob a mesma holding.

Qual a estratégia para crescer neste mercado?

Por fazer parte de um banco, utilizamos a força da instituição para ampliar nossa gama de produtos de investimento além de outras soluções de crédito, Safra Pay, cartões e serviços bancários para garantir uma solução 360 graus para o cliente. O cliente Safra Invest hoje é um cliente do Banco Safra. O investidor é atendido por assessores Safra Invest e tem acesso a todos os produtos e serviços do Safra,. A marca Safra ajuda muito na venda na faixa em que atuamos, da alta renda, pré-private e ultra-high. E também a inteligência de produtos que temos para os nossos parceiros.

Qual é hoje o grande desafio do Safra Invest?

Fortalecer a rede credenciada e ampliar o número de assessores de investimentos. O objetivo do Safra Invest é sempre o crescimento de forma consolidada e consistente para dar todo suporte aos credenciados e atender com excelência e segurança às necessidades dos clientes mantendo a proximidade e a qualidade do atendimento.

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