close

Safra é o melhor banco para investir em fundos, diz FGV

Gestora do Safra lidera ranking de Melhor Banco e Plataforma para Investir, da Fundação Getulio Vargas na categoria fundos multimercado e de ações

Fachada banco Safra

Um dos maiores bancos do Brasil, o Safra faz parte da história de atuação no segmento há 175 anos e está presente em 26 países | Foto: Divulgação

O Safra foi eleito o melhor banco para quem quer investir em fundos multimercado e em fundos de ações. A premiação foi concedida pela Fundação Getulio Vargas (FGV), na edição de 2020 do guia Melhor Banco e Plataforma para Investir, também conhecido como MBPI.

Esta é a segunda premiação da FGV conquistada pela área de gestão de recursos de terceiros do Safra neste ano. No final de fevereiro, a asset do Safra foi eleita, no Guia de Fundos FGV, como a melhor gestora de fundos de investimento na categoria alta renda.

O MBPI seleciona os melhores nomes para investir no mercado financeiro. Para isso, são adotados diversos critérios quantitativos e qualitativos.

Como é elaborado o ranking

O ranking leva em consideração tanto informações quantitativas dos fundos e dos bancos quanto pesquisas qualitativas.

Entre as informações quantitativas, a performance dos fundos de investimento é apenas um dos pontos avaliados.

Essa avaliação é feita com base na relação entre risco e retorno dos fundos em relação ao CDI, no caso dos multimercados, e em uma comparação sobre a performance do Ibovespa, no caso dos fundos de ações ativos.

Além desse critério, a FGV analisa informações como as variações na taxa de administração dos fundos, o ticket médio de investimento por cotista, o número de reclamações junto ao Banco Central e os demais custos para investir com as instituições.

Essas análises se somam a uma pesquisa de qualidade no atendimento junto aos investidores, com peso relevante na nota final.

O levantamento é conduzido em parceria com a Toluna, uma fornecedora de informações sobre consumidores em tempo real. Você pode conferir todos os critérios da premiação aqui.

Fundos na plataforma do Safra

O Safra, por meio de sua asset, é um dos gestores mais tradicionais na indústria de fundos de investimento. Na sua grade de produtos, obanco tem opções como o Safra Galileo, um dos fundos multimercados mais conhecidos e longevos na indústria de fundos.

Outra opção é o Safra Maxwell, que une o conceito de fundo quantitativo a uma estratégia multimercado. Ainda entre os multimercados, o banco oferece fundos como o Safra Kepler Equity Hedge, que atua com a estratégia de valor relativo, também conhecida como long & short, buscando oportunidades com uma volatilidade menor para as carteiras.

Entre os fundos de ações, destacam-se o Safra Ações Livre. Este é um fundo long only, conferindo liberdade ao gestor para escolher os melhores nomes da Bolsa.

Outra opção para o mercado acionário é o Safra Arquimedes, um fundo de ações long biased, categoria que oferece ao gestor mais alternativas para proteger a carteira em momentos de instabilidade nos mercados.

Entre os fundos mais recentes da categoria de ações, o Safra Impacto ASG traz o olhar dos investimentos sustentáveis, de acordo com os critérios ESG, aliado à busca pela rentabilidade.

Ainda na classe de ações, existem os fundos de investimento com exposição aos mercados internacionais, como o Safra Consumo Americano e o Safra BDRs Nível I, importantes veículos para a diversificação da carteira dos investidores.

Conheça a lista completa de fundos abertos para captação.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra