Safra vê cenário para reabertura no 2º semestre
Considerando oferta de vacinas e planos do governo, banco traça projeções sobre impacto positivo da imunização na economia
07/04/2021O Banco Safra divulgou uma análise a relação entre a vacinação contra a covid-19 e a retomada da economia no Brasil.
A divulgação acontece no momento em que o país sofre para avançar com a imunização da população e depende majoritariamente das produções de doses do Instituto Butantan, de São Paulo, e da Fiocruz, no Rio de Janeiro.
Em um cenário traçado e definido pelo Safra como mais realista, a expectativa é que a vacinação completa dos grupos prioritários por idade estaria estará completa na primeira semana de junho.
Se confirmada a projeção, a normalização da economia seria postergada para o segundo semestre, segundo o Safra.
Projeção otimista sobre vacinação e a economia
Por outro lado, a análise traz um cenário mais otimista, que leva em consideração a atual promessa de entrega e distribuição de vacinas do Ministério da Saúde.
Com essa projeção como norte, o grupo de prioridades, com 77 milhões de pessoas, terá recebido ao menos uma dose na 1ª quinzena de maio.
Na visão do Safra, se consumado o cenário mais otimista para a vacinação, haverá um “alívio mais forte no número de óbitos, potencialmente permitindo uma reabertura sustentável da economia”.
A análise completa elaborada pelo Banco Safra sobre a vacinação e a retomada da economia está disponível para leitura neste link, dentro da Central de Conteúdo da instituição.