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Safra reitera recomendação para ações da rede Panvel

Na análise, o Safra lista estratégia digital e de crescimento da receita, além da força dos itens de marca própria da rede de farmácias

Farmácia Panvel

Safra destaca posicionamento regional sólido, operações fortes nas lojas e marca própria | Foto: Divulgação

O Banco Safra manteve a recomendação de compra para as ações da rede de farmácias Panvel (PNVL3), após a divulgação do balanço do primeiro trimestre. O resultado foi considerado bom, dentro do esperado.

Durante o trimestre, a Panvel manteve a recuperação gradual do crescimento da receita, ao mesmo tempo em que implementou suas estratégias digitais e de hub de saúde, que serão essenciais para a empresa no longo prazo.

O Safra destaca o aumento da margem bruta proporcionado pela maior penetração dos produtos de marca própria e pela continuidade de sua liderança digital.

Olhando para o futuro, o banco vê espaço para ganhos de margem adicionais, uma vez que a Panvel montou estoque antes do aumento de preço anual, o que deve garantir as margens no segundo trimestre.

O Safra reitera a classificação de compra para Panvel (PNVL3), pois considera o potencial de retorno atrativo, dado que o preço da ação é negociado a 29 vezes o lucro estimado da empresa para 2021

A principal conclusão dos resultados da Panvel no primeiro trimestre, segundo o Safra, é a “execução consistente, com a melhoria sequencial nas operações físicas, ao mesmo tempo em que mantém a maior penetração online entre as grandes redes de drogarias”.

Saiba mais

Apesar da retomada do tráfego nas lojas, as vendas da Panvel ficaram abaixo da RD, principal concorrente (5,7% contra 8,6%), devido à sua maior exposição aos shoppings.

O Safra destaca também os avanços nas iniciativas digital e health hub, encerrando o trimestre com 125 lojas da Clínica Panvel (eram 114 no fim de 2020), 56 Salas de Vacinação (eram 35) além do crescimento expressivo nos testes Covid-19 (120 mil apenas em março de 2021).

Vale a pena investir em ações da Panvel?

  • Posicionamento regional sólido, operações fortes nas lojas e marca própria;

  • Gestão conservadora, lenta expansão histórica. A mudança na composição do controle de PNVL3 parece estar dando um novo fôlego às operações;

  • Desconto no valuation torna PNVL3 mais atraente para se atuar no mercado de varejo de medicamentos no Brasil. Baixa liquidez evita a nova classificação, mas pode melhorar em um futuro próximo;

  • A governança corporativa aprimorada pode ajudar a liberar valor e reduzir a lacuna de valuation para RD.


Quais os riscos ao investir em ações da Panvel?

  • Vendas médias baixas por loja podem ser um problema estrutural;

  • Desaceleração global da economia;

  • Instabilidade política no Brasil e falha em voltar à agenda de reformas, o que poderia levar a um aumento nas taxas de juros e no CDS do Brasil;

  • Concorrência irracional levando à erosão das margens e menores retornos

Sobre a Panvel (PNVL3)

Com sua institucionalização, em 2014, o Grupo Dimed passou a ser formado oficialmente por três negócios:

  • Panvel, com mais de 370 lojas que comercializam mais de 15 mil itens, entre medicamentos e produtos de higiene e beleza;

  • Dimed, uma das principais distribuidoras de medicamentos do Brasil e também a pioneira do país no seu segmento;

  • Lifar, divisão de desenvolvimento e fabricação de cosméticos, medicamentos e alimentos, que, além de ser responsável pela produção de produtos para grandes marcas no Brasil e no exterior, também fabrica a marca própria da Panvel.

Listada na B3, as ações da Panvel são negociadas sob o ticker PNVL3.

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