Investimentos atrelados à inflação ganham destaque
Confira as recomendações para cada perfil de investidor diante da recente alta do dólar; Safra Report para o mês de julho destaca opções no atual cenário
10/07/2024O Banco Safra divulgou o relatório com recomendações de investimentos para o mês de julho, avaliando o impacto da recente desvalorização do real frente ao dólar. Segundo avaliação dos especialistas do Safra, a alta do dólar reflete um movimento esse que denota percepção de risco maior em relação ao Brasil pelos agentes econômicos locais e mundo afora.
No entanto, risco, volatilidade e oportunidades andam juntas, destaca o Safra Report. O banco entente que, com um otimismo cauteloso e diversificando, boas oportunidades de investimento estão à mesa do mercado financeiro.
O ruído em relação à situação fiscal brasileira fez com que a taxa de juros real no Brasil superasse as máximas do ano, movimento que reforça a orientação para investimentos com remuneração conhecida como IPCA+ (correção da inflação acrescida de uma taxa prefixada) para uma parcela do portfólio.
Além disso, o Safra reforça a alocação em CDI+, cuja remuneração acompanha a variação da taxa básica de juros, atualmente em 10,5% ao ano, em função da expectativa de manutenção da taxa nesse patamar ao longo da segunda metade do ano.
Operações estruturadas com capital protegido estão entre as preferências dos especialistas do Safra para posicionamento em renda variável local, em função da atual precificação das ações negociadas na bolsa brasileira abaixo das médias dos últimos 10 anos.
Investimentos alternativos e ligados a novas tecnologias seguem como destaque das recomendações do Safra Report. Produtos de investimento expostos às empresas do ecossistema de inteligência artificial e energias renováveis têm destaque nas indicações.
O safra reforça que diversificar investimentos é o melhor caminho, tendo sempre em mente que o tempo domina as decisões (“para dinheiro de longo prazo, opte por produtos de longo prazo, e para dinheiro de curto prazo, utilize produtos de curto prazo”).
Recomendações de investimentos para cada perfil
Ultraconservador: Investidores ultraconservadores demonstram baixíssima tolerância às possíveis oscilações nos seus investimentos. Mesmo assim, o Safra entende que existe espaço para diversificação por meio de Renda Fixa e Fundos Multimercado. Além disso, aplicações com prazos mais longos têm potencial de gerar retorno adicional para os investimentos, porém com riscos controlados.
Conservador: Investidores conservadores demonstram baixa aceitação às oscilações nas suas carteiras. No entanto, não quer dizer que não aceitem oscilações. Neste sentido, o Safra entende que existe espaço para a diversificação além da Renda Fixa e Fundos Multimercado, adicionando uma parcela de investimentos em Renda Variável Local e ativos internacionais.
Moderado: Investidores moderados aceitam oscilações em seus portfólios em prol do maior potencial de retorno. Fundos Multimercados podem ser predominantes na alocação para potencializar a expectativa de retorno esperado. Pensamento de longo prazo é importante para este investidor.
Dinâmico: Investidores dinâmicos aceitam oscilações significativas em seus investimentos em busca de maiores potenciais de retornos. Poderá haver maior exposição à Renda Variável, Fundos Imobiliários e Internacional, com o objetivo de potencializar retornos diferenciados. O foco no longo prazo é muito importante para este investidor.