As recomendações de investimentos para novembro
Safra Report: renda fixa, em todas as suas opções (pós-fixada, prefixada e IPCA+), continua sendo dominante nas recomendações do Banco Safra
07/11/2024Em meio aos ventos turbulentos, a paciência e a constante busca por boas oportunidades é o que leva o investidor a obter grandes retornos no longo prazo, destaca o Safra Report de novembro – relatório do banco Safra que apresenta sugestões de aplicações financeiras para cada perfil de investidor.
O Safra já fez atualizações nas carteiras recomendadas, que estão devidamente calibradas para capturar os prêmios de mercado.
Saiba mais
- Carteira recomendada Top 10 BDRs: Coca-Cola substitui Procter & Gamble
- Telefônica e Copel entram na Carteira Top 10 ações para dezembro
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
A renda fixa, em todas as suas opções (pós-fixada, prefixada e IPCA+), continua sendo dominante nas recomendações do Safra, devido às altas taxas de juros, tanto de curto, quanto de longo prazo. Nesta semana o Banco Central elevou a taxa Selic para 11,25% ao ano.
Assim como em 2023, o principal motor da economia brasileira neste ano continua sendo a produção de commodities agrícolas e energéticas, componentes da atividade ligados à exportação e menos sensíveis à demanda doméstica.
O Safra mantém a visão de que ruídos de curto prazo vão continuar fazendo preço nos ativos, mas destaca que estas mudanças abrem oportunidades muito interessantes para os investidores com foco no longo prazo.
O banco mantém a preferência pela classe de juros reais (IPCA+), que continua mostrando taxas atrativas e que raramente foram vistas nos últimos 10 anos, principalmente aquelas com vencimentos entre 7 a 10 anos.
Apesar da redução dos spreads de crédito, o Safra continua vendo alternativas interessantes em dívida privada e isentas de imposto de renda para pessoas físicas.
O Safra recomenda fortemente as opções de renda variável local, internacional e investimentos alternativos para um portfólio diversificado.
Apesar do “valuation” atrativo na bolsa brasileira, o Safra entende que os riscos tanto externos quanto internos podem continuar causando impacto nos preços dos ativos, por isso tem preferência por estratégias que podem utilizar mecanismos de proteção como fundos long biased ou operações estruturadas para se expor à classe.
A alocação internacional, por sua vez, acaba auxiliando na diversificação da carteira, diminuindo os riscos de concentração em apenas um único país. A preferência do Safra se mantém por investimentos de renda variável que podem se beneficiar diante do ciclo de queda de juros nos EUA, principalmente as empresas ligadas à tese de Inteligência Artificial que possuem um potencial de valorização significativo.
Por fim, apesar da volatilidade sofrida nos últimos meses, investimentos alternativos como fundos imobiliários também são vistos com bons olhos uma vez que diversos fundos no mercado apresentam descontos consideráveis, além de possuírem o benéfico de rendimentos isentos de imposto de renda para pessoa física.
Safra Report: recomendações para cada perfil do investidor
Ultraconservador
Investidores ultraconservadores demonstram baixíssima tolerância às possíveis oscilações nos seus investimentos. Mesmo assim, o Safra entende que existe espaço para diversificação por meio de Renda Fixa e Fundos Multimercado. Além disso, aplicações com prazos mais longos têm potencial de gerar retorno adicional para os investimentos, porém com riscos controlados.
Conservador
Investidores conservadores demonstram baixa aceitação às oscilações nas suas carteiras. No entanto, não quer dizer que não aceitem oscilações. Neste sentido, o Safra entende que existe espaço para a diversificação além da Renda Fixa e Fundos Multimercado, adicionando uma parcela de investimentos em Renda Variável Local e ativos internacionais.
Moderado
Investidores moderados aceitam oscilações em seus portfólios em prol do maior potencial de retorno. Fundos Multimercados podem ser predominantes na alocação para potencializar a expectativa de retorno esperado. Pensamento de longo prazo é
importante para este investidor.
Dinâmico
Investidores dinâmicos aceitam oscilações significativas em seus investimentos em busca de maiores potenciais de retornos. Poderá haver maior exposição à Renda Variável, Fundos Imobiliários e Internacional, com o objetivo de potencializar retornos diferenciados. O foco no longo prazo é muito importante para este investidor.
Produtos financeiros de destaque
Safra Building Block incentivado CDI CIC MM CP Resp LTDA
Oferece a combinação dos principais gestores de fundos incentivados do mercado em um único produto. Ao combinar diferentes estilos de gestão conseguimos oferecer diversificação, consistência e resiliência no investimento, além de garantir isenção de Imposto de Renda para pessoa física. O fundo segue superando o seu benchmark, apresentando um retorno de
107,5% do CDI desde o seu início, isento de imposto de renda (out/24). Saiba mais.
Safra Prev Juro Real Câmbio
O fundo possui uma estratégia de gestão ativa, com uma carteira composta por títulos indexados ao IPCA e dólar. A união de estratégias proporciona menor volatilidade e um incremento da rentabilidade esperada, o que potencializa a relação risco x retorno. Proteção adicional ao patrimônio do cotista com a exposição ao dólar, principalmente em períodos adversos do cenário local. Saiba mais.
Safra Kleper Macro
Fundo de investimento multimercado que une estratégia long and short e estratégia macro. Investimento ideal para momento de incerteza uma vez que tem capacidade de capturar retorno em posições compradas e vendidas nos mais diversos mercados. Saiba mais.
Infinity SPX Premium
Este produto busca capturar o potencial de valorização do índice SPX, um dos principais índices de renda variável do mercado global. Você diversifica seu portfólio investindo no exterior, sem exposição cambial, em uma das economias mais sólidas do mundo, buscando performance nas maiores empresas que negociam na bolsa americana. Tudo isso com a garantia de um retorno mínimo garantido. Saiba mais.
Safra prev Internacional
O fundo Safra Previdência Internacional possui gestão ativa que busca capturar ganhos explorando oportunidades em bolsas globais. Com objetivo de longo prazo, a estratégia é indicada como uma alternativa na diversificação do portfólio. O fundo segue superando o seu benchmark, apresentando um retorno de 212,0% do CDI no ano (out/24). Saiba mais.