close

Os melhores investimentos para o atual cenário de juros

Relatório do Banco Safra apresenta as melhores aplicações financeiras para cada perfil de investidor em fevereiro: renda fixa indexada à inflação lidera recomendações

Investimentos

Os especialistas do Safra reforçam que a diversificação é o caminho dos bons resultados das decisões de investimento | Foto: Getty Images

As aplicações financeiras em Renda fixa inflação (IPCA+) continuam como uma das principais recomendações dos especialistas do Banco Safra neste início de 2025. A informação está no Safra Report de fevereiro – relatório completo com recomendações de investimentos para cada perfil de investidor.

A análise do cenário da economia destaca que o mês de janeiro não apresentou novidades no campo da política monetária. Nos Estados Unidos, o Federal Reserve manteve os juros entre 4,25% e 4,50% ao ano, como amplamente esperado pelo mercado, indicando que aguarda dados críveis no sentido da convergência da inflação para a meta antes de retomar cortes na taxa básica de juros.

No Brasil, o Banco Central do Brasil aumentou a Selic de 12,25% para 13,25%, com indicação clara de novo aumento de igual magnitude em março. Dessa forma, com mais juros por mais tempo, o Banco Safra mantém a visão positiva para investimentos em renda fixa pós-fixada, enxergando nesta classe de investimentos uma alternativa com risco controlado e que pode funcionar como “estacionamento” de aplicações financeiras para captura de possíveis oportunidades.

Já a classe de investimentos prefixada, salta aos olhos em função das atrativas taxas observadas recentemente. Porém, em função do risco inerente, o banco recomenda limitada exposição e opções com prazo de vencimento de até 3 anos.

A situação fiscal no Brasil também não apresentou novidades em janeiro e mesmo com o fechamento das curvas de juros, permanece como um dos principais pontos de atenção e monitoramento de risco pelos investidores.

Apesar disso, investimentos em renda fixa inflação (IPCA+), diretamente impactados pela política fiscal, continuam como uma das principais teses de investimento do Safra, principalmente nas suas modalidades de crédito corporativo isento de imposto de renda, de bom/excelente nível de risco de crédito e com prazos de vencimento próximos a 7 anos.

Por outro lado – e no âmbito internacional – surpresas apareceram na última semana do mês de janeiro no campo tecnológico, mais especificamente no ecossistema de Inteligência Artificial (IA), com a notoriedade da Deepseek, startup Chinesa que mostrou ao mundo que a IA ainda está nos seus estágios iniciais e deve apresentar significativa inovação à frente.

Em paralelo, um novo presidente toma posse e o mundo analisa os potenciais impactos globais e locais dos posicionamentos de Donald Trump e sua equipe econômica. De todo modo, investimentos internacionais em dólares, de renda fixa e renda variável, continuam entre as preferências do Banco Safra, tendo as empresas ligadas ao ecossistema de IA como principais destaques.

Os especialistas do Safra reforçam que a diversificação é o caminho dos bons resultados das decisões de investimento. Além disso, o investidor precisa estar atento ao seu perfil, ou seja, seus objetivos no hora de investir.

Saiba mais

Safra Report: recomendações para cada perfil de investidor

A avaliação do perfil de investidor nos ajuda a entender três aspectos fundamentais:

  • 1) Capacidade para investir, considerando o equilíbrio entre renda, despesa, poupança e reservas atuais;
  • 2) Tolerância às oscilações nos valores dos investimentos;
  • 3) Conhecimento e experiência com investimentos.

A combinação ponderada desses aspectos classifica o investidor em um dos quatro perfis abaixo:

Utraconservador

Investidores ultraconservadores demonstram baixíssima tolerância às possíveis oscilações nos seus investimentos. Mesmo assim, o Banco Safra entende que existe espaço para diversificação dos investimentos por meio de Renda Fixa e Fundos Multimercado. Além disso, aplicações com prazos mais longos têm potencial de gerar retorno adicional para os investimentos, porém com riscos controlados.

Conservador

Investidores conservadores demonstram baixa aceitação às oscilações nas suas carteiras. No entanto, não quer dizer que não aceitem oscilações. Neste sentido, o Safra entende que existe espaço para a diversificação além da Renda Fixa e Fundos Multimercado, adicionando uma parcela de investimentos em Renda Variável Local e ativos internacionais.

Moderado

Investidores moderados aceitam oscilações em seus portfólios em prol do maior potencial de retorno. Fundos Multimercados podem ser predominantes na alocação para potencializar a expectativa de retorno esperado. Pensamento de longo prazo é importante para este investidor.

Dinâmico

Investidores dinâmicos aceitam oscilações significativas em seus investimentos em busca de maiores potenciais de retornos. Poderá haver maior exposição à Renda Variável, Fundos Imobiliários e Internacional, com o objetivo de potencializar retornos diferenciados. O foco no longo prazo é muito importante para este investidor.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra