Safra Report traz recomendações para dezembro
Documento indica cenário construtivo, com expectativas de recuperação e sustentação dos preços dos ativos
07/12/2020O mês de novembro registrou marcas importantes para os mercados financeiros ao redor do mundo. No Brasil, o principal índice de ações da Bolsa, o Ibovespa, registrou o melhor mês desde março de 2016, impulsionado por notícias que ajudaram a reduzir incertezas no cenário.
Neste ambiente, o Banco Safra lançou o Safra Report de dezembro. Esse é um material elaborado todos os meses pelos especialistas do Safra com uma visão atualizada sobre a economia e os investimentos.
Cenário Econômico
No cenário internacional, a eleição americana, bem como a aceleração na contaminação pela Covid-19 e a expectativa de uma vacinação em massa concentraram as atenções. No Brasil, a possibilidade de permanência do teto de gastos aumentou consideravelmente. Ao longo do mês, o banco já revisou as projeções para PIB, inflação, câmbio e juros.
Estratégia de Investimentos
A redução das incertezas e o consequente aumento no apetite a risco pelos investidores ao redor do mundo levou a fortes ganhos nos mercados, com destaque para a Bolsa brasileira. Segundo o relatório do Safra, o cenário segue construtivo, com os dados econômicos corroborando as expectativas de recuperação e dando sustentação aos preços dos ativos.
Alocação por perfil de investidor
Para o último mês do ano, o Safra Report promove alterações marginais para as carteiras de investimentos. Os fundos multimercados permanecem como a classe de ativo predominante nas alocações, embora com ajuste dentro dos portfólios. De modo a capturar o descompasso entre a melhora no ambiente de Bolsa e a curva de juros, também foram realizadas mudanças dentro da renda fixa.
O banco entende que existe espaço para diversificação por meio de Fundos Multimercado e Fundos Imobiliários mesmo para os investidores ultraconservadores. Além disso, aplicações com prazos mais longos têm potencial de gerar retorno adicional para os investimentos, porém com riscos controlados.
Investidores conservadores demonstram baixa aceitação às oscilações nas suas carteiras. Neste sentido, os especialistas do Safra entendem que existe espaço para a diversificação para além dos Fundos Multimercado e dos Fundos Imobiliários, adicionando investimentos em Renda Variável.
Investidores moderados aceitam oscilações em seus portfólios em prol do maior potencial de retorno. Fundos Multimercado e Renda Variável dominam a alocação e potencializam o retorno esperado, sempre com controle de riscos. Pensamento de longo prazo é muito importante para este investidor.
Investidores dinâmicos aceitam oscilações significativas em seus investimentos em prol do maior potencial de retorno. Fundos Multimercado e Renda Variável dominam a alocação e potencializam o retorno esperado, sempre com controle de riscos. Pensamento de longo prazo é muito importante para este investidor.