Safra revisa estimativa de IPCA com projeto de redução de impostos
Projeção atual do banco é de uma inflação de 7,3% neste ano, com aprovação da lei que limita cobrança de ICMS sobre combustíveis e energia
21/06/2022Ao elevar a Selic na semana passada, o Banco Central apontou que o cenário atual tem se mostrado mais incerto do que de costume. Entre os riscos apontados pela instituição estão os impactos das medidas tributárias sobre os preços de combustíveis, energia elétrica e telecomunicações.
Em relatório semanal, o Banco Safra informou que acredita que a lei aprovada pelo Congresso, que limita a cobrança do ICMS sobre esses itens, tenha efeito de baixa sobre o IPCA já em julho e agosto.
Saiba mais
- Fundo multimercado: o que é e como escolher na hora de investir
- Invista com segurança e baixo valor de aplicação
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
Contudo, segundo o banco, os preços do petróleo continuam pressionados pelas sanções à Rússia, de modo que o barril de Brent, a referência do mercado global, segue cotado bem acima de US$ 100.
Com isso, assim como o Banco Central, o Safra passou a projetar o barril de Brent ao redor de US$ 110 ao final do ano.
No final das contas, combinando a deliberação do Congresso e a persistência do petróleo em níveis elevados, o Safra passou a projetar um IPCA de 7,3% em 2022. A estimativa anterior era de 8,7%.
Isso significa, de acordo com o banco, uma menor inércia inflacionária para o ano que vem, mas que deve ser ofuscada pela reversão de algumas medidas, como a zeragem do PIS/Cofins.
Com isso, o Safra elevou de 4,5% para 4,8% a projeção para o IPCA em 2023, o que é praticamente o teto da meta do Banco Central.
O banco reitera que essas revisões podem ser ainda mais amplas, em caso de aprovação da PEC que pretende zerar o ICMS sobre diesel e gás de cozinha. E que a eventual elevação desse imposto sobre outros produtos tornaria o cenário do ano que vem ainda mais desafiador.
Oportunidades em renda fixa
O Banco Central tem aumentado a taxa de juros, com o objetivo de controlar a inflação no país. A Selic já chegou a 13,25%, o maior nível em cinco anos e meio, e deve avançar para um patamar ainda maior em breve.
A perspectiva desse modo é que os ativos de renda fixa pós-fixada sejam capazes de gerar retornos reais mais atrativos para os investidores.
Por isso, o Safra destacou que alguns produtos podem melhorar o potencial de rentabilidade nessa categoria, sem comprometer a tolerância a risco dos perfis mais conservadores.
Um exemplo são os fundos da estratégia Safra Capital Market. Ele traz um portfólio equilibrado entre títulos públicos de alta liquidez e baixa volatilidade, e ativos de crédito privado.
Nesse caso, são papéis emitidos por empresas ou instituições financeiras, buscando retornos adicionais com o objetivo de superar o CDI.
Segundo o banco, os clientes podem acompanhar a carteira sugerida de renda fixa formulada pela Safra Corretora.
É um portfólio composto por ativos de crédito privado, como debêntures e certificados de recebíveis imobiliários ou do agronegócio. São privilegiadas emissões de empresas sólidas, com perfil de crédito de alta qualidade.
A sugestão pode ser utilizada como referência para que os investidores acompanhem as oportunidades do mercado de renda fixa.