close

SP vai iniciar vacinação com dose de reforço

Governo do Estado de São Paulo anuncia calendário de aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19 a partir da próxima semana

vacina

Em São Paulo, a dose adicional deve ser destinada a todos com mais de 60 anos, além de imunossuprimidos | Foto: Getty Images

O governo de São Paulo Começa na segunda-feira, dia 6, o calendário de vacinação para a dose de reforço contra Covid-19. Inicialmente, devem receber a dose adicional no estado todos os idosos com mais de 60 anos e imunossuprimidos acima de 18 anos.

A dose de reforço pode ser aplicada apenas em idosos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses. Já para imunossuprimidos, é preciso esperar 28 dias após a segunda dose.

A aplicação das doses adicionais será escalonada no estado de São Paulo e começa na semana que vem pelos idosos acima de 90 anos.

Calendário da dose de reforço em SP:

  • De 06/09 a 12/09 – Maiores de 90 anos
  • De 13/09 a 19/09 – De 85 a 89 anos
  • De 20/09 a 26/09 – De 80 a 84 anos e imunossuprimidos com mais de 18 anos
  • De 27/09 a 03/10 – De 70 a 79 anos
  • De 4/10 a 10/10 – De 60 a 69 anos

Ministério da Saúde recomenda dose de reforço com Pfizer

O Ministério da Saúde recomendou a dose de reforço para pessoas com mais de 70 anos e imunossuprimidos, e determinou que a imunização deverá ser feita, preferencialmente, com uma dose da Pfizer.

Em São Paulo, a dose adicional deve ser destinada a todos com mais de 60 anos, além de imunossuprimidos, e não haverá restrição sobre a marca da vacina.

Em entrevista, as autoridades paulistas ressaltaram que a proteção de todas as vacinas é reduzida para pessoas com mais de 80 anos.

“O que se observou é que, acima dos 80 anos de idade, você tem uma redução do fator imunoprotetor independentemente de qual é a vacina utilizada, ou seja, qualquer imunizante, tanto imunizantes inativados, vetor viral, vacina de RNA mensageiro. Todas as vacinas têm esse perfil”, destacou Sérgio Cimerman, infectologista do hospital Emílio Ribas.

Passaporte de vacina já está valendo em São Paulo

O “passaporte da vacina” será exigido a partir desta quarta-feira, 1º de setembro, nos eventos com mais de 500 pessoas em São Paulo. No setor de eventos, empresas correm com adaptações de última hora para atender a medida.

De acordo com o decreto publicado no sábado, 28, organizadores de shows, feiras, congressos e jogos deverão solicitar comprovante de vacinação do cidadão de pelo menos uma dose contra covid-19. O documento pode ser físico ou digital (plataformas e-Saúde, VaciVida e ConectSus). A verificação será feita por QR Code pelo aplicativo E-saúde da Prefeitura. A iniciativa procura evitar a disseminação da covid-19 na cidade.

A apresentação do comprovante de vacinação em bares, restaurantes e shoppings foi adiada pela Prefeitura de São Paulo por tempo indeterminado. Por enquanto, a adesão é facultativa nestes estabelecimentos. Dirigentes do setor já reclamam e acreditam em baixa adesão quando ela for obrigatória.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra