close

São Paulo começa hoje a aplicação antecipada da segunda dose da Pfizer

Estado também oferece dose de reforço para idosos, indígenas aldeados e imunossuprimidos; vacinação de adolescentes segue normalmente

Antecipação da segunda dose da Pfizer

Para poder receber a nova dose é preciso levar a carteirinha comprovando pelo menos dois meses da primeira aplicação do imunizante | Foto: Getty Images

São Paulo começa hoje a aplicar a segunda dose da vacina da Pfizer com intervalo reduzido de três para dois meses. A nova regra passa a valer no estado para todos os grupos que tenham recebido a primeira aplicação há, no mínimo, 60 dias.

O Ministério da Saúde autorizou a redução do intervalo no dia 15. O governo de São Paulo, porém, condicionou a alteração à disponibilidade do imunizante. Nesta semana, a farmacêutica enviou 2 milhões de doses para o Brasil. Até domingo deve entregar mais 8,4 milhões.

Assim, onde houver o imunizante, moradores do estado que tenham recebido a vacina há dois meses ou mais podem completar o ciclo vacinal. Para verificar a disponibilidade do imunizante, é preciso consultar o site Filômetro.

A nova dose pode ser tomada em qualquer endereço de vacinação, contanto que na mesma cidade da primeira aplicação.

Pfizer também é ministrada em dose de reforço

Pessoas com mais de 80 anos e indígenas aldeados estão elegíveis a receber a terceira dose da vacina em São Paulo.

O imunizante é o único ministrado em jovens entre 12 e 17 anos, que também poderão antecipar a nova dose. A faixa etária começou a ser vacinada no dia 18 de agosto e também precisa de no mínimo dois meses para receber a aplicação que completa o ciclo.

Além da Pfizer, os demais imunizantes que por alguma razão sobrarem nos pontos de vacinação (xepa) poderão ser aplicados como reforço em pessoas a partir de 60 anos que tenham tomado a última dose há seis meses ou mais.

Ainda podem receber dose de reforço (de qualquer um dos imunizantes) imunossuprimidos com mais de 18 anos que tenham recebido a última dose ou a dose única há pelo menos 28 dias.

As aplicação da primeira dose em adolescentes segue normalmente em São Paulo. O grupo entre 12 e 17 anos precisa estar acompanhado por responsável.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra