close

São Paulo reclama de ‘apagão de vacina’ por falta da AstraZeneca

Metade das Unidades Básicas de Saúde da Capital paulista estão sem AstraZeneca para a segunda dose, e há risco de falta em todo o Estado

enfermeira com vacina

Já falta vacina AstraZeneca para segunda dose em vários postos da Capital, segundo a Secretaria de Saúde do Estado | Foto: Getty Images

O Ministério da Saúde do Governo Federal deixou de enviar cerca de 1 milhão de 2ª doses de AstraZeneca para São Paulo, provocando um verdadeiro apagão de vacinas nos 645 municípios do estado, segundo denúncia divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. O prazo de aplicação destas doses começou a vencer no dia 4 de setembro.

A Secretaria de Estado da Saúde cobrou na última semana o órgão federal o envio destas doses para completar o esquema vacinal, conforme a bula do fabricante e diretriz do PNI (Programa Nacional de Imunizações). Novo ofício foi enviado à pasta federal nesta quinta-feira, 9, informou a Secretaria.

Além destas 1 milhão de doses, São Paulo precisa receber cerca de 3,2 milhões de vacinas da AstraZeneca para concluir os esquemas vacinais até outubro.

Desse total, 1,4 milhão precisam chegar até o dia 20 de setembro. Mais 1,27 milhão devem ser recebidas até a primeira quinzena do próximo mês e outras 465 mil até o final de outubro.

Risco de ‘apagão de AstraZeneca’ ameaça outros municípios

Esta quantidade total já havia sido solicitada por meio de ofício na última quinta-feira (2), mas não houve resposta pelo Ministério até o momento.

Em eventual indisponibilidade de mais remessas da AstraZeneca, o Estado aguarda envio imediato de doses da Pfizer para suprir esta demanda e concluir os esquemas em conformidade com a solução de intercambialidade indicada pelo próprio PNI do Ministério da Saúde.

“O não envio destas doses descumpre uma obrigação do Ministério da Saúde das vacinas necessárias à imunização complementar das pessoas que já tomaram a primeira dose da vacina. A segunda dose é fundamental para o enfrentamento da pandemia e garantir proteção total para a população”, destaca Regiane de Paula, coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI).

Metade das unidades básicas de saúde de São Paulo está sem a AstraZeneca

Metade das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade de São Paulo está sem vacina da AstraZeneca para aplicação da segunda dose. No total, 240 dos 468 postos estão sem essas doses, segundo informações do secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido.

O estoque atual do município é de cerca de 37 mil doses, o que não é suficiente para abastecer todas as unidades.

Aparecido diz que entrou em contato com o governo do Estado e com o Ministério da Saúde para resolver a situação. Até o momento, não há previsão de novas entregas à cidade. “Ontem (quarta-feira) a gente conseguiu remanejar doses entre as unidades, mas hoje não dá mais”, fala o secretário.

De acordo com o portal “De Olho Na Fila” da Prefeitura de São Paulo, que mostra a disponibilidade de doses nos pontos de vacinação, todos os drive-thru estão sem a vacina da AstraZeneca.

Os postos montados em parques também não possuem o imunizante. Para conferir quais locais ainda possuem AstraZeneca basta acessar o portal da prefeitura, selecionar o posto desejado e clicar em “disponibilidade 2ª dose”.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra