close

SP alivia restrições em algumas regiões do Estado

Ao todo, 13 regiões estão nas fases amarela e laranja do plano de reabertura. Apenas três se encontram na fase mais restritiva

Coletiva no Palácio dos Bandeirantes para anunciar reclassificação do Estado para o Plano São Paulo

Coletiva desta sexta-feira, 5, no Palácio dos Bandeirantes, anunciou reclassificação do Plano São Paulo | Foto: Reprodução/YouTube

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, 5, o governo do Estado de São Paulo anunciou a reclassificação da maior parte das regiões para uma fase menos rígida do plano de reabertura do comércio e dos serviços.

Ao todo, cinco regiões estão na fase amarela do Plano São Paulo: Araçatuba, Presidente Prudente, Grande SP, Campinas e Registro.

Outras oito regiões estão na fase laranja: Barretos, Piracicaba, São José do Rio Preto, São João da Boa Vista, Ribeirão Preto, Marília, Sorocaba e Taubaté.

As regiões de Araraquara, Bauru e Franca estão na fase vermelha, a mais restritiva.

Segundo o governo estadual, a taxa de ocupação de leitos de UTI para covid-19 no Estado como um todo está em 67,4%.

O número de internados pela doença chega a 5.845. Até o momento, 54.324 pessoas morreram em decorrência da covid-19.

Com relação a vacinação, já receberam o imunizante contra a covid-19 709.933 pessoas.

Classificações do Plano São Paulo

A fase vermelha só permite serviços como farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria.

Bares, restaurantes, lojas de rua, shoppings e demais atividades não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos.

Na etapa laranja, academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios podem funcionar por até oito horas diárias, com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade, com início às 6h e encerramento às 20h.

Os parques também estão liberados nesta fase. O consumo local em bares está totalmente proibido. A venda de bebidas alcoólicas em lojas de conveniência só pode ocorrer entre 6h e 20h.

Já na fase amarela, o comércio pode funcionar com as mesmas regras da fase laranja, porém com funcionamento até 22h.

A venda de bebidas alcóolicas sem restrições só é permitida a partir da fase verde.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra