Ministério da Saúde anuncia dose de reforço para pessoas acima de 60
De Nova York, onde cumpre quarentena após pegar covid, ministro Marcelo Queiroga anuncia dose de reforço para pessoas de 60 anos ou mais
28/09/2021O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou a ampliação da aplicação da dose de reforço das vacinas contra Covid-19 para idosos acima de 60 anos.
O anúncio foi feito por videoconferência nesta terça-feira, 28, por o ministro aidna está em quarentena nos Estados Unidos após ter contraído covid durante a viagem da comitiva presidencial para participar da Assembleia Geral da ONU em Nova York.
O ministro falou por vídeo em um evento em João Pessoa, capital da Paraíba. Até hoje, o Ministério da Saúde havia anunciado a dose de reforço para imunossuprimidos, profissionais de saúde e pessoas com 70 anos ou mais.
Dose de reforço para pessoas de mais de 60 já é aplicada
A dose de reforço em pessoas com 60 anos ou mais, entretanto, já é aplicada em alguns locais, como Salvador e São Paulo.
O ministro em exercício da pasta, Rodrigo Cruz, reforçou a medida durante uma entrevista à TV Cabo Branco.
“E, hoje, a recomendação é de que todos brasileiros acima de 60 anos tomem essa dose de reforço. São todos os brasileiros [dentro da faixa etária anunciada] que tomaram as segundas doses há mais de seis meses”, disse.
Ainda conforme Rodrigo Cruz, a distribuição das doses de reforço para este novo grupo deve começar a ser realizada ainda nesta semana.
Durante a entrevista, o ministro em exercício lembrou que profissionais de saúde também devem tomar as doses de reforço das vacinas contra a Covid-19, medida aprovada na última sexta-feira, dia 24.
“Além de reforçar a imunização por faixa etária, mostrou-se interessante reforçar a imunização do profissional de saúde também”, reforçou.
A previsão da pasta é de que até o fim do mês de outubro deste ano, a distribuição de imunizantes para vacinação de adultos a partir dos 18 anos esteja concluída.