Saúde autoriza uso imediato das vacinas disponíveis
Com entregas semanais do Butantan e Fiocruz, velocidade de vacinação pode dobrar com lotes que estavam retidos para a segunda dose
21/03/2021
Vacinação de idosos em Belém do Pará: liberação de estoques deve acelerar imunização em todo o país | Foto: AE
O ministério da Saúde autorizou a utilização imediata de todas as vacinas contra a covid-19 que foram entregues aos estados e municípios.
A orientação anterior era pela utilização de apenas metade das doses e manutenção do restante dos estoques para aplicação da segunda dose.
Agora, diante da confirmação de entregas semanais pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelo Instituto Butantan, o Ministério mudou a orientação para acelerar o processo de vacinação da população.
A recomendação vale para as 5 milhões de doses que serão entregues neste final de semana pelos dois órgãos.
Ritmo de vacinação deve dobrar
Segundo a Saúde, a liberação das doses que seriam mantidas em estoque estava em estudo há duas semanas e foi implementada após aceleração da produção nas duas instituições brasileiras com a chegada de Ingrediente Farmacêutico Ativo importado.
“Com a liberação para aplicação de imediato de todo o estoque de vacinas guardadas nas secretarias municipais, vamos conseguir dobrar a aplicação esta semana, imunizando uma grande quantidade da população brasileira, salvando e protegendo mais vidas” disse o ministro da Saúde Eduardo Pazuello.