close

Os sem religião já representam quase 30% da população nos EUA

Pesquisa mostra que o número de pessoas não ligadas a nenhuma religião nos Estados Unidos cresceu de 19% há dez anos para 29% atualmente

pesquisa religiao

O crescimento dos sem religião nos EUA veio em grande parte às custas da população protestante, mostra pesquisa | Foto: Getty Images

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Pew Research Center, o público que não tem religião representa atualmente 29% dos adultos americanos. Em 2016 os sem religião eram 23% em 2016 e há dez anos, 19%. Os dados mostram um crescimento do número de pessoas que não é ligado a nenhuma corrente religiosa.

“Se os sem religião fossem uma seita, eles seriam o maior grupo religioso dos Estados Unidos”, disse Elizabeth Drescher, professora adjunta da Universidade de Santa Clara, que escreveu um livro sobre a vida espiritual dos descrentes.

O crescimento dos sem religião nos EUA veio em grande parte às custas da população protestante, de acordo com a nova pesquisa do Pew. 40% dos adultos americanos são protestantes agora, contra 50% há dez anos.

Os sem religião vivem em todo os EUA, representando grande diversidade de idades, etnias e origens socioeconômicas, disse Drescher, segundo reportagem do site APNews.

No Brasil os sem religião representam 10% da população

No Brasil os sem religião representam 10% da população, segundo pesquisa do instituto Datafolha feita em 2020. Os Católicos são cerca de 50% e os evangélicos, 30%.

Religião dos brasileiros

  • Católica: 50%
  • Evangélica: 31%
  • Não tem religião: 10%
  • Espírita: 3%
  • Umbanda, candomblé ou outras religiões afro-brasileiras: 2%
  • Outra: 2%
  • Ateu: 1%
  • Judaica: 0,3%

Mesmo em suas crenças pessoais, os sem religião americanos variam amplamente, de acordo com pesquisa recente do Associated Press-NORC Center for Public Affairs Research.

30% dizem sentir alguma conexão com Deus ou um poder superior, e 19% dizem que a religião tem alguma importância para eles, embora não tenham nenhuma afiliação religiosa.

Cerca de 12% se descrevem como religiosos e espirituais e 28% como espirituais, mas não religiosos. Mais da metade se descreve como nenhum dos dois.

Quase 60% dos sem religião dizem que o assunto era pelo menos um pouco importante para suas famílias quando eram jovens, de acordo com a pesquisa AP-NORC.

Descobriu-se que 30% dos sem religião meditam e 26% rezam em particular pelo menos algumas vezes por mês, enquanto números menores consultam periodicamente um líder religioso ou espiritual.

Religiodidade ainda é maior nos Estados Unidos do que na Europa

“Há pessoas que realmente praticam, seja em uma tradição de fé particular que reconheceríamos, ou em múltiplas tradições religiosas”, disse Drescher. “Eles não estão interessados em se associar formalmente ou identificar como alguém dessa religião.”

Nos últimos anos, a prevalência dos sem religião nos EUA tem sido aproximadamente comparável à Europa Ocidental – mas, no geral, os americanos permanecem mais religiosos, com taxas mais altas de oração diária e crença em Deus como descrito na Bíblia.

De acordo com uma pesquisa anterior do Pew em 2018, cerca de dois terços dos cristãos dos EUA rezavam diariamente, em comparação com 6% na Grã-Bretanha e 9% na Alemanha

A pesquisa AP-NORC com 1.083 adultos foi realizada de 21 a 25 de outubro usando uma amostra projetada para ser representativa da população dos EUA. A margem de erro amostral para todos os respondentes é de mais ou menos 4 pontos percentuais.

A pesquisa do Pew foi realizada entre 3.937 entrevistados de 29 de maio a 25 de agosto. Sua margem de erro para a amostra completa dos respondentes é de mais ou menos 2,1 pontos percentuais.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra