close

Sequelas da covid afetam 23% dos que se recuperam

Estudo com quase 2 milhões pacientes nos EUA mostra que quase um quarto dos que se recuperaram sentem sintomas que não tinham antes

Mulher trabalhando com dor de cabeça

Problemas mais comuns são dores nos nervos e músculos, dificuldade para respirar, colesterol alto, mal-estar, cansaço e pressão alta | Foto: Getty Images

Quase um quarto das pessoas que contraíram covid-19 e se curaram ficaram com problemas de saúde que não tinham antes da pandemia, segundo um estudo que acompanhou quase dois milhões de pessoas nos Estados Unidos para medidas as sequelas da doença.

O levantamento aponta que 23% dos pacientes que se recuperaram da doença procuraram tratamento médico relatando novos problemas de saúde.

Os sintomas associados à covid afetam pessoas de todas as idades, inclusive crianças, segundo reportagem do The New York Times.

Os problemas mais comuns são dores nos nervos e músculos, dificuldade para respirar, colesterol alto, mal-estar, cansaço e pressão alta. Há também sintomas intestinais, enxaqueca, problemas de pele, anomalias cardíacas, transtornos do sono, ansiedade e depressão.

Sequelas em assintomáticos chamam a atenção

Os sintomas são comuns mesmo em pessoas que não adoeceram com o vírus. Embora quase a metade dos pacientes hospitalizados tenha relatado problemas de saúde, a situação também foi a mesma em 27% dos que apresentaram sintomas moderados ou leves da covid-19, e 19% dos que disseram ser assintomáticos.

A médica Robin Gelburd, presidente da FAIR Health, organização sem fins lucrativos que realizou o estudo, disse que chama a atenção a grande porcentagem de assintomáticos com sequelas associadas à covid.

Mais da metade dos 1.959.982 pacientes analisados não reportaram sintomas da infecção por covid. E 40% tiveram sintomas, mas sem necessidade de hospitalização. Aproximadamente 1% tiveram apenas perda do olfato e do paladar e apenas 5% precisaram ser internados.

O fato de as pessoas assintomáticas relatarem sintomas pós-covid indica que os problemas de saúde são efeitos secundários do coronavírus. Muitas pessoas nem sabem que tiveram a covid-19 e agora sentem efeitos decorrentes da doença, segundo a pesquisa.

Covid afeta quase todo o sistema orgânico

Os pesquisadores estudaram pessoas que tiveram covid-19 entre fevereiro e dezembro de 2020. Elas foram acompanhadas até fevereiro de 2021. 454.477 indivíduos consultaram um médico por causa de sintomas observados 30 dias ou mais após a infecção.

Segundo os pesquisadores o estudo reforça que a covid no longo prazo pode afetar quase todo o sistema orgânico. Algumas dessas manifestações são crônicas e irão durar a vida inteira e marcarão para sempre alguns indivíduos e famílias, dizem os médicos.

O problema mais comum relatado por 55 dos pacientes foi dor, incluindo inflamação nos nervos e dores nos nervos e músculos. 3,5% enfrentam dificuldade para respirar e falta de ar.

Mal-estar, cansaço e confusão mental

Quase 3% dos pacientes buscaram tratamento para problemas relacionados a mal-estar e cansaço, e alguns deles citam confusão mental e exaustão que pioraram depois de uma atividade física ou mental. Esses sintomas são comuns em casos de covid.

Entre adultos de 40 a 50 anos de idade á efeitos colateriais como colesterol alto (3%), pressão alta (2,4%), o que indica desarranjos no sistema metabólico, segundo os médicos.

Os pesquisadores constatam que as pessoas com sintomas que surgem depois de curadas da covid-19 precisam de cuidados multidisciplinares, e os sistemas de saúde terão de se adaptar a esta realidade e capacitar suas equipes para tratar desses efeitos da covid a longo prazo.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra