Serena Williams anuncia que se aposentará após o US Open
Americana de 40 anos deixará as quadras após o Grand Slam nos EUA para se dedicar à família. Torneio acontece entre agosto e setembro
09/08/2022Lenda do tênis, a americana Serena Williams anunciou nesta terça-feira, 9, sua aposentadoria para este ano, com o objetivo de se dedicar à família.
Sua última aparição no circuito da WTA (Associação das Tenistas Profissionais) será no US Open, último Grand Slam do ano que será realizado em Nova York, nos Estados Unidos, entre agosto e setembro. “Não sei se estarei pronta para vencer em Nova York. Mas vou tentar”, escreveu Williams.
Saiba mais
- Conheça os tênis que deixaram Roger Federer ainda mais rico
- Veja quem são os 20 tenistas mais ricos do mundo
- As maiores fortunas de atletas na história
A decisão foi anunciada em longo artigo publicado na edição estadunidense da revista Vogue. A íntegra em inglês pode ser lida neste link.
“Nunca gostei da palavra aposentadoria”, disse Serena Williams. “Talvez a melhor palavra para descrever o que estou fazendo seja evolução. Estou aqui para dizer que estou evoluindo do tênis para outras coisas que são importantes para mim”.
A tenista é uma das maiores da história e, aos 40 anos, acumula 73 títulos de torneios de simples, sendo 23 Grand Slams, 23 de duplas e mais de US$ 94 milhões em premiações das competições que disputou.
Na publicação, Serena Williams comentou sobre alguns críticos que a não consideram GOAT (abreviação para ‘maior de todos os tempos’, em inglês) na modalidade por não ter ultrapassado a australiana Margaret Court no recorde de Grand Slams conquistados.
“Há pessoas que dizem que não sou o GOAT porque não ultrapassei o recorde de Margaret Court de 24 títulos de Grand Slam, que ela alcançou antes da ‘era aberta’ que começou em 1968”, escreveu Williams. “Estaria mentindo se dissesse que não quero esse recorde”.
Aposentadoria de Serena Williams pela família
Ao longo de sua carreira, a americana teve patrocínios de empresas gigantes. Algumas delas são: Nike, Beats, Bumble, Gatorade, Gucci, Lincoln, Michelob, Nintendo e Procter and Gamble.
No início do artigo, ela diz conta um episódio em que sua filha está no carro com ela e sussurra a um aplicativo educacional que seu sonho quando crescer é “ser uma irmã mais velha”.
A partir disso, ela explica que sua decisão de se retirar das quadras é para voltar o foco á família. Ela é casada com o fundador do Reddit, Alexis Ohanian.
“Eu tenho que me concentrar em ser mãe, meus objetivos espirituais e finalmente descobrir uma Serena diferente, mas emocionante. Vou saborear essas próximas semanas”, escreveu Williams em um post no Instagram.
No entanto, ela lembrou que viveu o dilema que milhares de atletas de alto desempenho e outras profissionais vivem diariamente sobre ser mãe e não deixar a carreira de lado.
“Eu nunca quis ter que escolher entre tênis e uma família. Não acho justo”, escreveu Williams. “Se eu fosse um cara, não estaria escrevendo isso porque estaria lá jogando e ganhando enquanto minha esposa faria o esforço de expandir nossa família”, escreveu Williams.