Setor privado abre 455 mil empregos nos Estados Unidos em março
Empregos registram expansão acima do esperado em março nos Estados Unidos, enquanto PIB cresce quase 7% no quarto trimestre
30/03/2022O setor privado dos Estados Unidos criou 455 mil empregos em março, segundo pesquisa com ajustes sazonais divulgada nesta quarta-feira, 30, pela ADP.
O resultado superou levemente a expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam geração de 450 mil postos de trabalho neste mês.
A ADP também revisou ligeiramente para cima o número de vagas criadas em fevereiro, de 475 mil a 486 mil. A pesquisa da ADP é considerada uma prévia do relatório de emprego (payroll) dos EUA, que inclui dados do setor público e será divulgado na sexta-feira, 1º de abril.
PIB dos EUA tem taxa anualizada de 6,9% e puxa oferta de empregos
O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu à taxa anualizada de 6,9% no quarto trimestre de 2021, de acordo com a terceira e última leitura do indicador, publicada nesta quarta-feira, 30, pelo Departamento do Comércio do país.
O resultado ficou um pouco abaixo da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal e da segunda estimativa, de alta de 7%. No terceiro trimestre de 2021, a economia americana teve expansão anualizada bem menor, de 2,3%.
O Departamento do Comércio informou também que o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) subiu à taxa anualizada de 6,4% entre outubro e dezembro, enquanto o núcleo do PCE, que desconsidera preços de alimentos e energia, avançou 5% no mesmo período, segundo dados finais.
No segundo cálculo, divulgado há cerca de um mês, as estimativas eram de acréscimos de 6,3% do PCE e de 5% do núcleo do índice. (AE)