close

Setor de turismo cresce 29% no primeiro bimestre

Além dos dois primeiros meses deste ano, índice do setor divulgado pelo IBGE cresceu 28,7% em fevereiro ante o mesmo mês de 2021

Vista do elevador da cidade de Salvador, na Bahia, com céu azul e barcos atracados próximos, alusivo ao turismo no Brasil

Mesmo com o crescimento acumulado, o turismo ainda está 10,9% abaixo do patamar de fevereiro de 2020, antes da pandemia de covid-19 | Foto: Getty Images

Os dois primeiros meses do ano foram positivos para o turismo brasileiro, que acumula crescimento de 29% no período.

A alta foi puxada pelos segmentos de transporte aéreo de passageiros, hotéis, locação de automóveis, restaurantes e transporte rodoviário coletivo de passageiros e serviços de bufê.

Saiba mais

As informações constam na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta semana.

Além da apuração bimestral, o índice de atividades turísticas da PMS também cresceu 28,7% em fevereiro quando comparado com o mesmo mês de 2021, o que representa a 11ª taxa positiva seguida.

Mesmo com o crescimento acumulado, o turismo ainda está 10,9% abaixo do patamar de fevereiro de 2020, antes da pandemia de covid-19.

Os Estados que se destacaram no bimestre foram os seguintes:

  • Minas Gerais (55,8%)
  • São Paulo (37,1%)
  • Rio Grande do Sul (37%)
  • Bahia (25,5%)
  • Pernambuco (24,1%)
  • Rio de Janeiro (11,6%)

Realizada pelo IBGE, a Pesquisa Mensal de Serviços produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no País.

O índice de atividades turísticas tem um perfil semelhante ao dos serviços prestados às famílias, pois muitas das atividades que compõem o indicador vêm desse segmento.

Abra sua conta

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra